Respostas
Com o desenvolvimento das cidades-estado intensificou-se a produção artística e o pensamento racional. Uma das principais expressões artísticas da Grécia Antiga são as esculturas. Elas começam a se desenvolver no Período Arcaico, representando as figuras humanas em arte feita na pedra. Inicialmente as esculturas gregas eram feitas com base nas já conhecidas por eles, as egípcias. Ao longo do tempo a forma de produzir as esculturas foi se aperfeiçoando e ganhando contornos próprios. No Período Clássico as esculturas já representavam o corpo humano mais próximos à realidade e passavam a impressão de movimento.
Assim como a escultura, e caminhando lado a lado, os primeiros templos também foram construídos no Período Arcaico, adornados com colunas e decorados com estátuas, muitas delas em homenagem ao deus da cidade. Cada cidade-estado era protegida e representada por um deus, que recebia homenagens nos templos.
É também no período arcaico que o pensamento racional começa a se desenvolver, e a filosofia, atividade do pensamento humano estruturado, começa a aparecer. É o momento dos chamados pré-socráticos, ou seja, aqueles que antecederam Sócrates, como Tales de Mileto. Assim como a filosofia a literatura também começa a se desenvolver neste período. Foi neste recorte temporal que o poeta épico Homero produziu Ilíada e Odisséia, narrativas que foram escritas com base na tradição oral grega e que contam a história da Guerra de Tróia e do retorno de Ulisses à Ilha de Ítaca.