1) Uma das características da “República Velha” foi a “política do café-com-leite”. Explique-a.
2) Apresente a relação existente entre as práticas coronelistas e a política dos governadores.
3) Qual era a principal base da economia brasileira nos primeiros anos da república? Quais alternativas existiam a ela e quais seus desdobramentos?
Respostas
Resposta:
Explicação:
1.República Velha” é o nome que se deu ao período da História do Brasil iniciado em 15 de novembro de 1889, com o golpe que pôs fim ao Império, e finalizado em 24 de outubro de 1930, quando outro golpe depôs o então presidente Washington Luís. Esse período foi marcado pela reorganização da estrutura política do país e costuma ser dividido em duas fases: a “República da Espada”, de 1889 a 1894, e a “República Oligárquica”, de 1894 a 1930.
A política do café-com-leite foi um acordo firmado entre as oligarquias estaduais e o governo federal durante a República Velha para que os presidentes da República fossem escolhidos entre os políticos de São Paulo e Minas Gerais. Portanto, ora o presidente seria paulista, ora mineiro.
2. Os governadores eram apoiados pelos coroneis, que em troca de favores e poder praticavam o voto de cabresto (faziam ameaças para se votar em certo candidato). O governador que foi apoiado pelo coronel mais influente e poderoso possivelmente ganharia a eleição. Essa Política ficou conhecida como Política dos Governadores