A personagem Dom quixote representava um ideal de vida não mais dominante no tempo em que Miguel de Cervantes escreveu sua famosa obra (1605 - 1615)
a) Explique esse ideal.
b) Por que tal idéia deixou de ser dominante?
Respostas
respondido por:
43
a) Trata-se dos ideais do cavaleiro medieval. Segundo esses ideais, cabia ao cavaleiro ser um defensor da fé cristã, dos ideais de honra e justiça.
Deveria também ser um exemplo de virtude. Neste sentido, deveria prestar ajuda aos desvalidos, aos fracos e oprimidos, levar um estilo de vida simples, ser avesso ao luxo e à riqueza, sempre usando sua força e suas armas em favor do bem.
b) Provavelmente não existe um único fator responsável pelo ocaso dos ideais da cavalaria. Podemos destacar o crescimento do comércio e das cidades,
que fortaleceu a dimensão mercantil da sociedade medieval. Ao mesmo tempo, podemos assinalar o enfraquecimento dos senhorios feudais, em favor de um processo de fortalecimento da autoridade real que, no limite, veio a resultar na formação das Monarquias Nacionais. Esse processo levou
à concentração de poderes e à formação de exércitos nacionais profissionais, que passam a ter o monopólio do uso da violência, eclipsando desta forma a figura do cavaleiro andante do imaginário
medieval.
respondido por:
11
A obra intitulada "Dom Quixote" põe fim a um ideal anteriormente muito fixado na sociedade acerca dos cavaleiros medievais e sobre as novelas de cavalaria.
A obra Dom Quixote
a. O ideal anteriormente associado à figura do cavaleiro era tomado por coragem, poder e valentia. Todavia, Dom Quixote não é belo é impulsionado a todo momento por sua loucura, o que torna o contexto irônico e cômico.
b. A ideia deixou de ser dominante porque a partir da obra, o cavaleiro e o seu lema de "fazer o bem" tornaram-se emblemáticas.
Saiba mais sobre a obra "Dom Quixote" em: https://brainly.com.br/tarefa/25421359
#SPJ2
Anexos:
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás