A fábula traz uma explicação oriunda dos deuses para uma realidade humana. Esse tipo de explicação classifica-se como
a) estética.
b) filosófica.
c) mitológica.
d) científica.
e) crítica.
Respostas
Resposta: Uma explicação que parte do divino para explicar o natural é uma explicação religiosa ou mitológica. É correta a alternativa C.
Explicação: Neste modelo explicativo não há o emprego de experimentos e a fé se sobrepõe à razão, de modo que as explicações tendem a ser levadas em consideração mais pelo caráter de quem as pronuncia - se quem a conta é bem-vista pela sociedade, se é um sábio ou um ancião - que pela sua validade intrínseca, o que tendia a criar uma sociedade que era fortemente resistente às mudanças e às inovações, umas das razões por ser o modelo tão criticado por filósofos.
A fábula "O Amor e a Loucura" de La Fontaine, oferece uma explicação oriunda dos deuses para uma realidade humana classificada como MITOLÓGICA. Letra C.
Observe o texto em estudo:
No amor tudo é mistério: suas flechas e sua aljava, sua chama e sua infância eterna.
Mas por que o amor é cego?
Aconteceu que um certo dia o Amor e o Loucura brincavam juntos. Aquele ainda não era cego.
Surgiu entre eles um desentendimento qualquer. Pretendeu então o Amor que se reunisse para tratar do assunto o conselho dos deuses. Mas a Loucura, impaciente, deu-lhe uma pancada tão violenta que lhe privou da visão.
Vênus, mãe e mulher, pôs-se a clamar por vingança, aos gritos. E diante de Júpiter, Nêmesis — a deusa da vingança — e todos os juízes do Inferno, Vênus exigiu que aquele crime fosse reparado. Seu filho não podia ficar cego.
Depois de estudar detalhadamente o caso, a sentença do supremo tribunal celeste consistiu em condenar a Loucura a servir de guia para o Amor.
Jean de La Fontaine, O Amor e a Loucura. In Os Melhores Contos de Loucura. Org. de Flávio Moreira da Costa, 2007.
Fábulas Mitológicas oferecem explicações sobrenaturais sobre assuntos humanos corriqueiros, como surgiram, por que surgiram, sendo tais assuntos importantes para a compreensão do comportamento humano.
A fábula em estudo, nos mostra a razão do amor e da loucura andarem juntos. Seria uma máxima popular que é impossível amar sem enlouquecer totalmente ou perder a razão pelo menos por um momento. Este comportamento fervoroso humano teria então, uma explicação divina, um decreto, que juntou para sempre ambas as mentalidades.
Os deuses das Fábulas Mitológicas, são mostrados como poderosos, por seu poder de interferir em aspectos da vida humana devido a conflitos ocorridos em seu reino sobrenatural, que influenciaram drasticamente a vida dos meros mortais.
Aprenda sobre assuntos relacionados: https://brainly.com.br/tarefa/20977610
Bons estudos!