Um paciente com 40 anos, sexo masculino, com queixa de diarreia há 2 anos (de 3 a 5 evacuações/dia), fezes líquidas, distensão, dor abdominal em cólica. Nega perda de peso e mantém bom estado geral.
Dosagem de glicemia em jejum=88 mg/dl.
Teste de tolerância à lactose: após ingestão de 50 g de lactose: aos 30´= 90 mg/dL; aos 60´= 85 mg/dL; aos 120´= 87 mg/dL.
Diante destas informações, responda às seguintes questões:
O que é intolerância à lactose?
Por que o teste de tolerância à lactose analisa a glicemia?
Qual resultado esperado para um indivíduo sem intolerância à lactose?
Respostas
Resposta:
A intolerância à lactose causa dor de barriga, gases e outros desconfortos gastrointestinais após a ingestão de leite e derivados. Para confirmar o diagnóstico, o médico avalia o histórico do paciente, descarta outras doenças com sintomas semelhantes e pode pedir exames. O tratamento varia, mas envolve limitar o consumo de lácteos e eventualmente tomar cápsulas com lactase, a enzima que quebra a lactose. B ) O teste de absorção da lactose é realizado através de medidas da glicemia do paciente em diferentes momentos: glicemia basal após jejum de pelo menos 8 horas e glicemia 30, 60 e 120 minutos após a administração, por via oral, de lactose dissolvida em água – 50 g em adultos e 2 g/kg em crianças.
A interpretação do resultado tem como base a variação dos níveis de glicose após ingestão de lactose. Em pacientes com absorção normal de lactose, observa-se aumento da glicemia em 20 mg/dL ou mais* em pelo menos um dos intervalos medidos no teste. Uma vez que a ingesta foi exclusivamente de lactose, é apenas a lactose que pode justificar aumento da glicemia nas coletas subsequentes. Se houver aumento da glicemia, significa que houve absorção da lactose. C ) Em pacientes com absorção normal de lactose, observa-se aumento da glicemia em 20 mg/dL ou mais* em pelo menos um dos intervalos medidos no teste. ( sem lactose nao tem isso)
Explicação: