Nas últimas décadas do século XX, os novos padrões locacionais das indústrias apontam para a desconcentração espacial e para a emergência de novos polos produtivos, afastados das grandes aglomerações urbanas. Explique dois fatores responsáveis, na atualidade, pela desconcentração espacial da atividade industrial
Respostas
Olá, tudo bem?
❑ O que é a desconcentração industrial?
A desconcentração industrial compreende o processo através do qual o ritmo de desenvolvimento das indústrias nos grandes centros diminui, ou mesmo pela instalação de novas unidades fabris em cidades pequenas do interior.
❑ Quais os fatores responsáveis pela desconcentração industrial?
Citarei abaixo os principais fatores:
- Os impostos fiscais que variam entre os estados brasileiros, visando atrair indústrias.
- Desenvolvimento de algumas áreas do interior nos quesitos infraestrutura e rede de transporte.
- Altos custos da produção nos grandes centros, visto que os aluguéis e gastos mensais são mais caros do que no interior.
- Congestionamentos frequentes na rede de transporte dos grandes centros.
- Escassez da matéria prima utilizada pela empresa.
Leia mais em:
☞ https://brainly.com.br/tarefa/26214845
Espero ter ajudado :-) Bons estudos!
Resposta:
Razões para a desconcentração espacial da atividade industrial:
Explicação:
Os dois principais fatores para a realocação das indústrias são:
* Mercado Consumidor: quando um local apresenta um mercado consumidor que, além de numeroso, é bastante ativo e crescente, há um aumento do número de empresas e fábricas que buscam instalar-se nessa região para atender esse mercado e gerar lucros. Embora o processo de globalização permita o atendimento de mercados que se encontram nas áreas mais distantes do globo, ganham vantagens aquelas empresas que se localizam mais próximas e que conseguem oferecer produtos de qualidade a preços menores.
* Logística: Quanto mais rápidos e baratos forem os sistemas de escoamento de produção das empresas, maiores serão os lucros. Por isso, muitas indústrias levam em conta aqueles lugares que apresentam modais de transporte e logística articulados e eficientes. Sendo assim, muitos governos em suas mais diversas esferas investem nessas estruturas para atender o maior número possível de empresas, investindo em viadutos, rodovias amplas, ferrovias, hidrovias e no aperfeiçoamento desses e outros modais.
Espero ter ajudado.