O Brasil foi alvo de atividades exploratórias desde tempos remotos, quando passou a fazer parte das rotas comerciais, em decorrência do 'descobrimento'. Nesse período inicial foi grande a exploração e a retirada da madeira pau-brasil. Quando a oferta dessa madeira na região costeira começou a ficar escassa, foi empregada uma determinada prática que utilizava o auxílio dos nativos selvagens para esta exploração. Como foi denominada essa prática descrita e como acontecia esse processo?
Resposta: Escambo, prática de troca de mercadorias por trabalho. Essa prática foi empregada por traficantes espanhóis, ingleses e franceses, quando a procura por madeira de pau-brasil se tornou mais difícil. Como alternativa, esses traficantes realizaram o escambo com os índios, oferecendo bugigangas em troca da procura, corte e carregamento da madeira de pau-brasil até as caravelas.
Respostas
No caso temos que se trata do escambo.
Isso porque quando os portugueses vieram para o Brasil encontraram o povo nativo na sua forma selvagem que desconhecia a cultura européia.
Aproveitando-se disso, os portugueses colocavam os índios para trabalharem na extração de pau Brasil em troca de objetos de pouco valor como pentes, espelhos, dentre outros mas que possuíam muito significado até religioso para os povos indígena.
espero ter ajudado!
Resposta:
Explicação:
Entram em cena os traficantes espanhóis, ingleses e franceses interessados na árvore do novo mundo e descobrem que a cooperação do nativo selvagem é obtida a partir de troca por algumas quinquilharias de pouco valor, surge o chamado escambo.
Para manter a extração do pau-brasil depois do rápido esgotamento da madeira no litoral, os europeus passaram a recorrer os índios para obtê-la.
A madeira era obtida como produto de toca ou escambo com os índios.
Beijos