pessoal o meu professor pediu que agente lesse um texto o meu primeiro amor,de ana martines,soque esse texto,me deixou meio pra baixo,pois no final o casal nao ficou junto,e como eu gosto muito de ler esse tipo de livro de romance cliche,eu nao consigo me concentrar nos estudos,se puderem por favor fassam um curta ou longa continuação pra mim por favor
Respostas
Resposta:
“O primeiro amor”, de Ana Miranda
Posted on 6 de novembro de 2012 by angelakim
O conto “O primeiro amor”, de Ana Miranda, trata de uma menina que está em uma quadra de basquete esperando seus pais, mas enquanto espera, um rapaz fora praticar basquete, assim ao olhar para ele sente algo estranho, sente amor à primeira vista. Depois de algum tempo, seus pais retornam, então a menina vai embora. No caminho para casa, a menina só conseguia imaginar o barulho que a bola de basquete fazia ao bater no chão, e também no rapaz. Quando chega em casa, ela vai direto pro quarto e tenta dormir, porém não consegue, nem por um segundo para de pensar no jogador de basquete e no barulho que a bola fazia ao pingar na quadra. A menina quer muito o namorar, porém isso não acontece. E no final do conto ela afirma que não conseguia tirá-lo da cabeça, mesmo se passando meses. E nesse período a menina deixa de ser uma menina, ou seja, cresce.
O aspecto que chama mais atenção no conto é o fato de a menina ter se apaixonado à primeira vista pelo rapaz que estava jogando basquete na quadra do clube, pois a partir deste acontecimento é possível desenvolver todo um enredo para o conto “O primeiro amor” e também a forma como é descrita esta paixão chama atenção. Pois, para deixar o conto mais claro, o narrador cita muitos detalhes nas ações que ocorrem.
O narrador do conto é em 1°pessoa, ou seja, é a própria menina que narra o conto, porque ela participa dos acontecimentos. Assim, ela tem uma dupla função, personagem-narrador, pois pode ter uma participação secundária nos acontecimentos, destacando-se, desse modo, seu papel de narrador, ou ter uma importância fundamental, sendo mesmo o personagem principal. Porém, algumas vezes o narrador narra do centro e algumas partes ele narra de cima do conto, por exemplo, no trecho “e tantos anos se passaram e nunca o esqueci nem deixei de sentir o que ele me fez sentir, pela primeira vez, o amor”. E o narrador conta essa história no passado.
Ao contar este conto, o narrador desempenha várias funções, pois tem que apresentar as personagens, a sequência dos fatos e descrever o ambiente em que eles se passam. O narrador utiliza muito a expressão “pá”, pois a palavra “pá” é o barulho que a bola faz ao bater no chão. No conto há poucos personagens, e eles são: a menina, o jogador de basquete e a mãe, porém, a mãe não aparece diretamente. O narrador não apresenta as características dos personagens, porém apresenta os sentimentos dos mesmos, por exemplo, o narrador descreve detalhadamente como a menina se sente ao se apaixonar pelo jogador de basquete. Os personagens principais são a menina e o rapaz que treina basquete no clube, pelo qual a menina se apaixona. Os personagens do conto são “multifacetados”, porque é uma narradora madura que relembra o seu primeiro amor.