Muitos platelmintos e nematelmintos são parasitas do corpo humano. Pesquise e explique qual é a relação que existe entre a simetria desses animais com a capacidade de parasitismo.
A simetria de ambos eu sei que é bilateral, mas não sei o que isso tem a ver, por favor me ajudem. É para 13 horas
Respostas
Resposta:
quando habitação movimento, ocorre a cefalização, isto é, aparece na região anterior do corpo uma cabeça, com maior concentração de órgãos sensoriais e de tecido nervoso do que o resto do corpo e especializado em receber os estímulos ambientais durante o movimento. Assim, o animal passa tem uma região anterior e outra pessoa além de seu corpo poder se divide em duas metades, direito e esquerda, caracterizando uma simetria bilateral e facilitando o deslocamento. os platelmintos são triblásticos ( o embrião apresenta o terceiro folheto, a mesoderme) e acelomados (não tem uma cavidade geral oscilam entre a ectoderme e a endoderme). Nas formas livres, a cabeça possui ocelos( olhos primitivos, que distinguem apenas a presença de luz).Nos parasitas, a ventosas e, às vezes, gancho de fixação. Da mesoderme, origina-se um tecido conjuntivo que preenche o corpo do animal, a parênquima, é um sistema muscular com feixes longitudinais, circulares e transversais ( dorsoventrais) o que dá uma grande mobilidade aos platelmintos.
Nematelmintos: o corpo dos nematódeos é coberto por uma película muito existentes secretada pela epiderme, a cutícula. não é esqueleto e sobre a epiderme é uma camada de músculos longitudinais. Devido à falta de músculos circulares(anéis, musculares repetidos ao longo do corpo), esses animais não se estica nem se encolhe apenas se curvam. Os nematódeos deslocam-se então em movimento ondulatório que podem ser bastante rápidos, como se dessem chicotadas com corpo. Esse movimento, juntamente com o corpo afinado, ajuda os nematóides de vida livre se localiza-se entre as partículas do solo.