No texto a seguir, faz-se uma reflexão sobre algumas mudanças no comércio e nas comunicações resultantes da globalização.Vivemos num mundo acelerado. Informações viajam instantaneamente de um canto a outro, produzindo reflexos quase imediatos em locais distantes do globo. Se uma empresa quebra no Sudeste Asiático, no mesmo dia a inquietação toma conta da Bolsa de Valores de São Paulo. Estoura uma guerra no Oriente Médio e em poucas horas surgem manifestações nas ruas de Londres, de Nova York ou do Rio de Janeiro.As mercadorias, por sua vez, são jogadas num circuito cada vez mais amplo e veloz de movimento. A laranja colhida em São José do Rio Preto, no interior paulista, em poucos dias vira suco industrializado servido numa mesa de restaurante em Chicago, nos Estados Unidos. E o dinheiro se transformou em bits que transitam pelos computadores do planeta e muitas vezes chegam e vão embora sem que ninguém tenha tocado numa nota sequer.E as pessoas? Nunca viajaram tanto, seja a trabalho, seja a lazer. Tanto que o turismo se tornou a primeira indústria mundial em volume de negócios. "Somos móveis, passando de uma cidade a outra, de um bairro a outro da megalópole mundial", resume o filósofo francês Pierre Lévy em seu livro A Conexão Planetária.A consultora de Geografia Sueli Furlan lembra que o deslocamento sempre esteve presente na história humana. "O homem leva e traz produtos, interage com outras culturas, compete no sistema econômico, luta para ocupar novas regiões." A diferença é que hoje esse "trânsito" ocorre em velocidade e intensidade jamais vistas. E, no rastro, provoca uma grande transformação na organização social, nas paisagens, enfim, no espaço geográfico.[...]RAMALHO, Priscila. Muda o mundo, muda a Geografia. Nova Escola. Disponível em: . Acesso em: 10 ago. 2016. As transformações no espaço geográfico abordadas no texto estão diretamente relacionadas:
A) à ocupação de novas regiões, a qual promoveu o desenvolvimento de muitos locais, embora também tenha causado diversos conflitos.
B) ao crescimento das megalópoles.
C) à evolução tecnológica nos sistemas de transporte e comunicações, o que resultou na aceleração dos diversos tipos de fluxos.
D) ao aumento do volume de negócios em bolsas de valores.
E) à extinção do dinheiro real nas negociações, que passou a se tornar exclusivamente virtual.
Respostas
respondido por:
47
Resposta:
é a C
Explicação:
só confia
respondido por:
5
Resposta:
letra C
Explicação:
Com a evolução tecnológica possibilitou a aceleração dos fluxos entre as fronteiras, ou seja, a globalização mundial.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás