A obra " A mulher chorando" de Picasso representa várias características que rompem o belo na arte moderna e contemporânea. Liste quais são essas características.
Respostas
Resposta:A angustiante emoção do luto experimentado por essa mulher atormentada reflete-se com grande intensidade nas cores berrantes e nas pinceladas rígidas.
A atenção do espectador focaliza-se imediatamente na fria área azul e branca em torno da boca e dos dentes: seus olhos e a testa estão deslocados, literalmente quebrados de tristeza. Os olhos da figura parecem pequenas vasilhas que derramam grossas lágrimas sobre o lenço transparente.
As cores que predominam na obra são: laranja, que traz o significado do perigo, da agressividade e da agitação daquele período histórico; preta, representando a morte, o desconhecido, revelando o espírito de insegurança e horror da guerra; vermelho, como a violência; e, por fim, verde-escuro, mostrando o frio, a umidade das lágrimas da mulher.
A figura retrata Dora Maar, amante de Picasso. No curso de seu relacionamento, de 1936 a 1944, ele pintou vários retratos dela, algumas vezes mostrando-a bondosa, outras, ameaçadora. Além disso, a figura lembra as da monumental obra de Picasso, Guernica, executada no mesmo ano, que retrata o massacre de mulheres e crianças na Guerra Civil Espanhola na cidade basca, que dá título à obra, pela força aérea alemã, que apoiava as forças nacionalistas do general Franco.
Esta obra é um dos exemplos mais expressivos da série de Picasso intitulada “Mulheres Chorando”. A maneira pela qual o rosto da mulher foi distorcido e fragmentado é um desenvolvimento das ideias cubistas. Picasso, que juntamente com Georges Braque criaram o Cubismo, executou um imenso conjunto de obras durante sua vida longa e bastante pública.
As principais características do trabalho artístico "A mulher chorando" são:
- a expressividade do rosto representado, onde não existe a preocupação com uma representação naturalista, é o foco do trabalho;
- nesse retrato, apesar de se tratar claramente de uma figura humana, não existe interesse numa retratação que inclua proporções realísticas ou até mesmo cores que mimetizem a realidade.
O rompimento com o 'belo'
Nos principais trabalhos de Picasso podemos perceber que o artista não segue os padrões de beleza, criados na arte grega, onde as proporções precisam ser pensadas dentro de um equilíbrio perfeito. Pelo contrário, os trabalhos de Picasso tem uma intenção muito clara de alcançar uma ênfase expressiva.
Leia mais sobre Picasso: https://brainly.com.br/tarefa/23533564
#SPJ2