Psicólogos sociais desenvolveram uma série de estudos para compreender os processos de uniformidade, conformidade e obediência. O experimento de Solomon Asch, realizado em 1951, sobre a percepção das linhas de diferentes tamanhos por um grupo de pessoas, é um desses experimentos. São achados do experimento de Asch:
I - Ainda que não haja pressão explícita do grupo, o sujeito observado no experimento tende a concordar com a maioria.
II - A conformidade do sujeito aumenta se reforçarmos a dependência do indivíduo em relação ao grupo. Ou seja, se o grupo é apresentado/tomado como particularmente atraente, com respeitabilidade e status.
III - Se as respostas do sujeito forem confirmadas pelo experimentador, sua confiança será reforçada; em uma nova situação experimental, ele tende a questionar as respostas do grupo.
Analise as sentenças acima e, em seguida, marque a opção correta:
a. As afirmativas I e II estão corretas.
b. Apenas a afirmativa I está correta.
c. Apenas a afirmativa II está correta.
d. Todas as afirmativas estão corretas.
e. As afirmativas II e III estão corretas.
Respostas
I - Correto. Segundo Asch o indivíduo se influencia pelo grupo.
II- Incorreto. Nos experimentos de Asch apenas 30% dos sujeitos experimentais não se conformam a pressão implícita. Logo, cerca de 1/3 do mesmo mantém suas respostas independente do ciclo no qual ele foi inserido, sendo assim que o autor explica o conformismo.
III - Correto. Ao ter suas respostas confirmadas, o indivíduo entende que sua resposta estará correta e tende a questionar as que foram respondias pelos demais do grupo.
Resposta:
E. As afirmativas ll e lll estão corretas
Explicação:
Em seu experimento, Asch obteve que apenas 30% dos sujeitos experimentais não se conformaram à pressão implícita pelo grupo, ou seja, um terço dos sujeitos mantiveram-se independentes o que leva a colocar a questão de quais são os fatores que explicam o conformismo.