• Matéria: Sociologia
  • Autor: jercianemaria
  • Perguntado 7 anos atrás

resumo do fato social em durkheim

Respostas

respondido por: dayannealves22
14

Resposta:

Fato social é um conceito sociológico que diz respeito às maneiras de agir dos indivíduos de um determinado grupo e da humanidade em geral. Segundo Émile Durkheim, pensador francês considerado clássico da sociologia, os fatos sociais moldam a maneira de agir das pessoas pela influência que eles exercem sobre elas.

Os fatos sociais são conjuntos de hábitos praticados pelas pessoas, por meio de suas ações, que permitem a identificação de uma consciência coletiva, a qual age por trás dos indivíduos, influenciando as suas ações de alguma maneira.

Explicação:

respondido por: renataSocio
8

Explicação:

Para Durkheim se enquadraria em “fato social” o fenômeno dotado de três características básicas:

1) generalidade;

2) coercitividade;

3) externalidade.

Nota-se que tais características são elementos próprios da cultura de todos os grupos humanos, embora Durkheim possivelmente estivesse pensando nas sociedades de cultura europeia.

Os fatos sociais possuem uma força coercitiva que se dá pelas sanções legais ou espontâneas a que o indivíduo é submetido (são coercitivos). Outro aspecto dos fatos sociais é que eles existem e atuam sobre o indivíduo independente de sua vontade (são exteriores).

Os fatos sociais são gerais, se repetindo entre quase todos os indivíduos de um dado grupo, existindo em distintas sociedades, ainda que em um determinado momento ou ao longo da sua História.

É importante lembrar que o que é fato social em uma sociedade, pode não ser em outra. O que é fato social hoje, pode não ser no futuro.

Perguntas similares