Respostas
Resposta:
Objetivos e regras principais do tiro com arco
O objetivo do jogo é acertar o centro do alvo para obter pontos. Quanto mais próximo do alvo central, mais pontos o atirador ganha. No final de uma partida, ganha o arqueiro ou dupla que mais pontos conseguirem.
Todos os equipamentos devem passar por uma checagem antes dos tiros. Quem faz essa checagem são os árbitros.
Além disso, o esporte tem outras regras, como o arco recurvo não pode ser mirado com uma fibra ótica maior de 2 centímetros. As dedeiras não podem conter ganchos ou ferramentas.
Ao fim das rodadas, os competidores têm que ir até o alvo para checar a pontuação obtida, esses pontos devem ser anotados em uma planilha, depois devem ticar o alvo que a flecha atingiu, e por fim retirar as flechas (tudo deve ser feito nessa ordem).
O tempo são de quatro minutos para as rodadas de seis disparos, e o momento que o competidor deve iniciar e concluir seu tiro é anunciado pelo som de uma corneta ou apito.
Principais técnicas e movimentos de preparação e tiro:
- Postura: pose mais básica e essencial.
- Preparação: ação feita antes de puxar a corda, realizar a técnica de postura e preparação antes ajuda o corpo a reproduzir tudo corretamente na puxada completa.
- Enganchar: ação de colocar os dedos na corda. Deve ser realizada de forma cuidadosa.
- Ancoragem: técnica responsável por definir o tamanho da puxada completa.
Alvo oficial e pontuação
O alvo oficial (estabelecido pela FITA) é composto por dez anéis concêntricos. De fora para dentro, os anéis são das seguintes cores: 2 brancos, 2 pretos, 2 azuis, 2 vermelhos e 2 amarelos (dourados). São atribuídos pontos de 1 a 10 para cada anel. Sendo o mais externo (branco) de valor 1 (pois está mais longe do centro) e o anel amarelo, mais interno, de valor 10 (por estar mais próximo do centro do alvo).
Resposta:
eeeerwwwdsrrrerrdeese