Respostas
Olá! Tudo bem?
Antes de tudo, vamos deixar aqui bem claro o que significa essa palavra meio doida: etnocêntrica. Ela vem de etnocentrismo, que é a mistura de etnia com centro. Ou seja, é um grupo de pessoas que se considera como o centro, e que suas características são superiores às dos outros.
Por exemplo, Hitler era etnocentrista.
Mas, vamos à resposta para sua questão:
Quando os europeus conheceram os índios, era evidente que as culturas eram muito diferentes entre si. Os nativos não usavam armas de fogo, roupas de tecido, não moravam em casas, e sim ocas, seu idioma era outro, e assim por diante.
Os europeus, na verdade, trataram aquelas pessoas como selvagens. Consideraram que podiam muito bem ir invadindo as terras deles, sendo que os índios estavam aqui há muito mais tempo do que eles e são os donos legítimos das terras. Não tiveram nenhum remorso na hora de escravizar o povo nativo. Deixando-os em trabalhos pesados, com escassez de alimento e sem nenhum tipo de respeito ou cuidado. Machucavam os índios e tiravam o que era deles por direito. Se achavam superiores.
É um passado extremamente triste de se lembrar, não é mesmo? E o pior é que parece que as pessoas ainda não aprenderam a respeitar a diversidade e tratar o outro com mais empatia e amor.
Espero ter ajudado!