explique o que é: Taxa de Natalidade, Taxa de Fecundidade, Taxa de Mortalidade,Mortalidade Infantil, Expectativa de Vida, Índice de
Envelhecimento, Saldo Migratório, Pirâmide Etária e Transição Demográfica. Envie suas
respostas para o e-mail
Respostas
Bom,
Natalidade- É a taxa que representa o numero de crianças nascidas vivas ao longo de um ano em determinado local;
Fecundidade- É a taxa que estima a quantidade de filhos que uma mulher terá ao longo de sua vida;
Mortalidade- É a taxa que representa a quantidade (média) de óbitos ao longo de um ano em determinado local;
Expectativa de vida- É o número médio de anos que a população de um país pode esperar viver;
Mortalidade infantil- É a taxa em que representa a media de crianças que morreram antes do período de um ano;
Pirâmide etária- São indicadores populacionais que, por meio de gráficos, permitem a análise da dinâmica populacional de um determinado local segundo faixas etárias e de sexo.
Índice de envelhecimento- Número de pessoas de 60 e mais anos 11 de idade, para cada 100 pessoas menores de 15 anos de idade, na população residente em determinado espaço geográfico, no ano considerado;
Saldo migratório- É a diferença existente entre a emigração e a imigração numa certa região;
Transição demográfica- A teoria da transição demográfica afirma que não existe um processo único e constante de explosão demográfica ou crescimento populacional muito elevado. Tendo assim 4 fases:
1ª fase– Pré-transição
A primeira fase da transição demográfica, também chamada de pré-transição, ocorre quando há um certo equilíbrio entre as taxas da natalidade e mortalidade, porém ambas com valores muito altos.
2ª fase – Aceleração ou explosão demográfica
Na segunda fase ocorre aquilo que muitos denominam por explosão demográfica, o crescimento acentuado da população em um curto período de tempo.
3ª fase – Desaceleração demográfica
À medida que as sociedades se desenvolvem, a tendência geral é haver uma redução nas taxas de natalidade, o que se explica pela difusão do planejamento familiar, a inclusão da mulher no mercado de trabalho, a intensiva urbanização (no campo, as taxas de fecundidade são sempre maiores), entre outros fatores.
4ª fase – Estabilização demográfica
A estabilidade demográfica é atingida quando as taxas de natalidade e mortalidade finalmente se equilibram, mantendo patamares que, embora possam apresentar oscilações conjunturais, mantêm-se em médias muito baixas.
Todos entenderam? Boa sorte!