• Matéria: História
  • Autor: Cam11la
  • Perguntado 6 anos atrás

(UFTM) Em 1570, a Província de Santa Cruz contava com 60 engenhos. Destes, 41 situavam-se nas capitanias de Pernambuco e da Bahia. Quinze anos depois, o número de engenhos nestas duas regiões mais do que triplicou, atingindo a marca dos 131. No final do século, em 1590, a colônia contava com 150 engenhos espalhados pelas capitanias de Pernambuco, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Vicente. As duas primeiras capitanias, entretanto, continuavam a concentrar o maior número de unidades produtivas, que correspondia a 80% do total (...). Em 1584, cerca de 40 navios eram utilizados para transportar o açúcar de Recife para Lisboa. No início do século XVII, em 1614, mais de 130 navios eram utilizados no transporte do açúcar de Pernambuco para a metrópole. LOPEZ, Adriana Lopez; MOTA, Carlos Guilherme. História do Brasil, uma interpretação, 2008. Infere-se do texto que: a) a produção açucareira distribuiu-se de forma equilibrada por toda a colônia. b) os lucros propiciados pelo açúcar inibiram o desenvolvimento da pecuária em larga escala. c) a prosperidade das regiões dependia da capacidade administrativa dos donatários. d) a cana forneceu a base material para o estabelecimento dos portugueses nos trópicos. e) o crescimento da produção foi lento e constante ao longo dos séculos XVI e XVII.

Respostas

respondido por: carol17778
136

Resposta:

1) Letra D;  a cana forneceu a base material para o estabelecimento dos portugueses nos trópicos.

2) Letra C; a apropriação de grandes áreas territoriais, a partir do Brasil-Colônia, favoreceu a emergência de uma poderosa elite agrária.

3) Letra D; a família extensa, que incluía agregados e até escravos, era característica dos ricos proprietários das grandes fazendas de cana-de-açúcar.

4)Letra A; O engenho era a unidade de produção. Compreendia, além das instalações usadas para produzir açúcar, a casa-grande, a capela e a senzala.

5) ter escravos era sinal de poder, quanto mais terra e escravo você tinha, mais poderoso você era, essa ideologia foi levada até o dia que qualquer um tinha um escravo(até os mais pobres).

6) A maioria dos senhores de engenho da época eram extremamente ricos e tinham muitos escravos, o poder na época era definido em partes pela quantidade de escravos que você tinha. Esses senhores de engenho eram muito relacionados à nobreza e até mesmo à família real. Muitos tinham até títulos de Barão ou de Marquês. Tudo isso fez com que o poder deles aumentassa ao ponto de influenciarem em decisões cruciais na história brasileira.

Explicação:  Respostas do classroom

respondido por: franciscomarcelo1
7

Resposta:

d) a cana forneceu a base material para o estabelecimento dos portugueses nos trópicos

Explicação:

A principal matéria prima no inicio da colonização  foi o  pau brasil e a cana de açúcar.

Com interesse francês nas suas posses, então Portugal criou as capitanias hereditárias com base em regras que os donatários deveriam cumprir em trocar de uma porção de terra ( Sesmaria), no entanto não foi efetivo, sendo as  que mais se destacaram  foram de São Vicente e Pernambuco, sobretudo  devido ao  plantio de cana -de- açúcar

características do ciclo da cana de açúcar

  • Latifúndio ( Grande porções de terras derivados da Ses Maria)
  • mão de obra escrava ( sobretudo africana)
  • Engenho ( estrutura produtiva que ocorre a  preparação do acúcar)
  • presença de senhores de engenho

Com o interesse da  Companhia das Indias ocidentais estabeleceram duas vezes no país, com objetivo de adquirir o território e seu potencial, mas por desentendimentos foram expulsos por senhores de engenho, posteriormente, no século XVI o açúcar  brasileiro entrou em crise, assim o  o ciclo da cana de  açúcar terminou

veja mais sobre a cana de açúcar em :

https://brainly.com.br/tarefa/13838445

Anexos:
Perguntas similares