1. Obtenha as seguintes informações sobre cada um dos quatro grupos de plantas (briófitas, pteridófitas, angiospermas e gimnospermas).
a) Breve caracterização do gametófito.
b) Breve caracterização do esporófito.
c) Breve descrição das estruturas reprodutivas
d) Breve caracterização dos gametas
e) Presença ou ausência de sementes e de frutos
Respostas
Resposta:
Explicação:
a) Os gametófitos masculinos são liberados e, por meio de pequenos flagelos e com a ajuda da água, chegam até as plantas femininas.
b) Quando os anterozóides fecundam as oosferas, os gametas femininos, forma-se o zigoto. Conforme o zigoto se desenvolve, surgem os esporófitos, que quando atingem certo nível de maturidade, caem no chão, se fixam e dão origem a uma nova planta.
c) Apesar de as pteridófitas já serem plantas vasculares, ainda dependem da água para se reproduzir. Na parte inferior das folhas, em época reprodutiva, formam-se pequenas bolinhas que contém os esporos, conhecidas como soros. Quando os esporos estão maduros, os soros se rompem, derrubando o material reprodutivo de dentro. Ao cair no solo fértil e úmido, os esporos se transformam em protalos, plantas que podem possuir o gameta masculino ou o feminino. Com a ajuda da água, os dois gametas se encontram, formam o zigoto e uma nova planta se desenvolve.
d) A maior parte das briófitas são plantas sexuadas com fase gametofítica, ou seja, que produzem gametas. Os gametófitos masculinos são liberados e, por meio de pequenos flagelos e com a ajuda da água, chegam até as plantas femininas. Quando os anterozóides fecundam as oosferas, os gametas femininos, forma-se o zigoto. Conforme o zigoto se desenvolve, surgem os esporófitos, que quando atingem certo nível de maturidade, caem no chão, se fixam e dão origem a uma nova planta.
e) Podemos agrupar as plantas de acordo com a presença (Fanerógamas) ou ausência (Criptógamas) de sementes. A maioria das plantas que temos em nossas hortas e jardins apresentam sementes.