Respostas
Resposta:
Aposto é um termo que se junta a outro de valor substantivo ou pronominal para explicá-lo ou especificá-lo melhor. Vem separado dos demais termos da oração por vírgula, dois-pontos ou travessão. Por Exemplo: Ontem, segunda-feira, passei o dia com dor de cabeça.
Aquelas duas meninas – a Camila e a Tatiana – ficaram ajudando no fim da festa.
A professora mais antiga da escola, D. Cristina é respeitada por todos.
Visitei a cidade de Salvador e adorei!
Apenas tenho um único objetivo de vida: ser muito feliz!
Para entender o que é aposto, deve-se saber que esse termo acessório da oração tem a função de ampliar, resumir, explicar ou desenvolver o sentido de um referente.
Observe os segmentos em destaque nas frases abaixo:
(1) Este é Pedro, o vendedor de que lhe falei.
(2) Três coisas são fundamentais nos estudos: organização, disciplina e compromisso.
É possível notar que esses segmentos em destaque nas orações referem-se a outros e conferem-lhes um tipo de informação adicional, não é mesmo? Em (1), temos a ideia de que o segmento traz uma explicação sobre quem é Pedro. Já em (2), esse trecho em destaque enumera as três coisas essenciais nos estudos. Esse tipo de segmento possui um nome em língua portuguesa: aposto. Assim, podemos defini-lo como sendo:
⇒ O termo de caráter nominal que se junta a um substantivo, a um pronome, ou a termos equivalentes a esses, para ampliar, resumir, explicar ou desenvolver seu significado.