Respostas
Resposta:
Explicação:
A 1º Lei de Newton é conhecida também por Princípio da Inércia, ou seja, um corpo tende a permanecer parado ou em movimento uniforme até que uma força aja sobre ele.
Primeiro exemplo, é um carro em movimento, onde está indo para a frente. Quando uma curva é feita, os passageiros são "jogados" para o lado oposto da curva. Isso acontece, pois o corpo tende a continuar na direção em que estava, enquanto a força contraria (curva) força a mudar de direção.
Isso também ocorre por exemplo com passageiros de ônibus que estão em pé e recebem um tranco (solavanco) para frente quando o veículo é freado e para trás quando começa a andar.
No cotidiano também, somos obrigados a usar cinto de segurança, pois o solavanco de uma colisão, por exemplo, faz com que nossos corpos continuem para frente quando o carro "para" (bate). O uso desse equipamento, faz com que aja uma força contraria que resiste ao movimento inicial e força o corpo a parar junto com o veículo.
Um exemplo mais diferente dos anteriores, é aquele "experimento" de puxar a toalha rápido para não derrubar nenhum objeto que se encontra em cima dela. Esse movimento rápido faz com que os objetos mantenha o estado de repouso, pois a força de atrito entre eles é insignificante para alterar o estado de inércia dos objetos.
Resposta:
O mesmo acontece se ele estiver em linha reta. Uma aplicação desta lei no cotidiano: se você permanecer parado no mesmo lugar só sairá dessa posição se outra força agir sobre seu corpo como, por exemplo, um soco ou um empurrão. ... Se não, o carro permanecerá em linha reta