1- Por quantos jogadores é composto uma equipe de handebol em quadra?
2- Qual os nomes das posições dos jogadores de handebol?
3- O que é considerado TIRO LIVRE (falta) no handebol?
4- Qual a distância que devem estar os adversários quando se cobra um TIRO LIVRE (falta)?
5- Cite 4 exemplos de quando é cobrado o TIRO LIVRE (falta).
6- Quais as dimensões da quadra de handebol. Desenhe as linhas da quadra e seus respectivos nomes.
Respostas
Resposta:
DURAÇÃO DO JOGO DE HANDEBOL
Dois períodos de 30 minutos cada;
Intervalo de 10 minutos entre os períodos;
Em caso de empate, se for um jogo eliminatório, um período adicional de 5 minutos é disputado. Persistindo a igualdade, joga-se mais um tempo de 5 minutos. Se o placar permanecer empatado após duas prorrogações, a disputa vai para os tiros de sete metros;
JOGADORES
1– Em quadra: 7 para cada equipe;
Reservas: 7 para cada equipe;
Substituições: ilimitadas, podem ser realizadas com o jogo em andamento. Os jogadores devem sair e entrar somente pela área de substituição localizada na lateral da quadra.
INÍCIO DE JOGO
– Antes de o jogo começar, o árbitro se reúne com os capitães das duas equipes e realiza um sorteio. O vencedor tem o direito de escolher se sairá com a posse de bola no primeiro ou segundo período;
– Para dar a saída de jogo, cada equipe deve permanecer na metade da quadra que está defendendo;
– O time que começa com a posse deve designar um jogador para dar o primeiro toque da bola. Ele deve estar com o pé sobre a linha central e passar a bola para um de seus companheiros. A partir daí, a partida está em andamento e os jogadores podem avançar para a quadra adversária.
CONDUZINDO A BOLA
– Ao receber a bola, o jogador pode tocá-la com qualquer parte do corpo acima dos joelhos, incluindo coxas, cabeça e tronco;
– Uma vez com a bola em posse em suas mãos, ele pode segurá-la por até três segundos e dar um máximo de três passos, antes de passá-la para um companheiro de equipe ou fazer um arremesso ao gol;
– Se quiser conduzir a bola por mais tempo e por uma distância maior, é necessário que ele “drible”, ou seja, quique a bola na quadra (semelhante ao basquete). Fazendo isso, ele pode manter a posse por um tempo indeterminado;
– Se o jogador recebe a bola, faz o movimento do drible e a segura novamente em suas mãos, ele não pode voltar a driblar, e é obrigado a realizar um passe ou arremesso dentro de três segundos para não ser penalizado.
ARREMESSO E GOL
– A qualquer momento, um jogador que estiver com a posse da bola pode arriscar um arremesso em busca de marcar um gol;
– É permitido também que ele salte no momento de realizar o arremesso, ganhando ainda mais impulso e aumentando a velocidade de lançamento da bola;
– Para se caracterizar como um gol, a bola deve passar totalmente pela linha de gol (assim como em outros esportes como futebol e hóquei). Caso parte de sua circunferência fique sobre a linha, o gol não é validado.
ÁREA DE GOL E GOLEIRO
– As regras do handebol permitem que somente o goleiro possa pisar e ficar dentro da área de gol (raio de 6 metros do centro da traves) que defende. Com o jogo em andamento, ele pode circular livremente dentro da área e não há o limite de três passos com a bola em sua posse;
– Para bloquear um arremesso, o goleiro pode tocar a bola com qualquer parte do corpo, incluindo os pés;
– Os jogadores de sua equipe não podem recuar a bola para o goleiro quando ele estiver dentro da área;
– O goleiro pode deixar a área de gol a qualquer momento, desde que não esteja com a posse da bola. Uma vez fora, ele será considerado como um jogador normal, assim como seus seis companheiros, e poderá receber os passes dos outros jogadores;
– Jogadores adversários podem fazer arremessos e passes mesmo ocupando o espaço aéreo da área de gol, isto é, saltarem por sobre a área e, antes de tocarem o chão, soltarem a bola.
POSIÇÕES DO HANDEBOL E SUAS FUNÇÕES
Durante os turnos de ataque, os jogadores possuem funções específicas, de acordo com suas principais habilidades.
– Pontas (PE e PD): são dois, um em cada canto extremo da quadra. Em geral, são jogadores muito ágeis e velozes. São acionados para desafogar as jogadas de ataque, quando seus companheiros não conseguem fazer a infiltração. O ideal é que joguem com a “mão invertida”, ou seja, um canhoto na ponta direita e um destro na ponta esquerda, para criar maior ângulo no momento de realizar o arremesso.
– Meias (ME e MD): também são dois e jogam um pouco mais centralizados. São jogadores de força e de drible. Devido ao seu posicionamento na quadra, possuem o melhor ângulo para os arremessos e, por isso, costumam ser os jogadores que mais arriscam finalizações ao gol. Assim, devem ter bons dribles para se livrar da marcação adversária e força para realizar os arremessos.
– Pivô (P): joga infiltrado entre a linha de defesa adversária, circulando por dentro da linha de 9 metros. Em geral, é alto e forte. Joga de costas para o gol, com a intenção de conseguir abrir espaços entre a defesa e facilitar a infiltração de seus companheiros no momento do arremesso.
– Central ou Armador (C): é o jogador de mais visão e inteligência de jogo. Joga um pouco mais atrás que seus companheiros, para dar início à construção das jogadas ofensivas. Em todos os ataques, a bola passa por suas mãos, por isso deve ter bom passe. Além disso, deve ter precisão nos arremessos de média distância.
espero ter ajudado!!!
Resposta:
1 ) 7 jogadores
os outros tenta pesquisar no google desculpe