Respostas
Resposta:
Explicação:
O conhecimento só tem valor se a organização for hábil o suficiente para entregá-lo a quem precisa e na hora que precisa. A frase chega ser até um cliché. O difícil é saber quem exatamente precisa. Por outro lado, sabemos que a solução para grande parte dos problemas muitas vezes está dentro de casa, basta criar as condições adequadas para encontrá-lo.Se a sua empresa tem uma cultura voltada ao conhecimento, seja ela focada na transferência ou no compartilhamento, ela tem um fator chave para proporcionar vantagem competitiva real, bem como criar diferenciais difíceis de serem copiados pelos concorrentes.
Por exemplo, se a empresa focar na transferência do conhecimento, ela irá capacitar os seus profissionais mais rapidamente e garantir que conhecimentos críticos sejam mantidos. A empresa também poderá aumentar as chances de proporcionar "colisões entre palpites"(1) e fomentar a criação soluções mais inovadoras.
Mas por que isso importa tanto agora?
O conhecimento é o principal ativo não financeiro de uma organização. Musa(2) comparou os dados da década de 1960 e dos anos 2000. Na década de 1960 o valor de uma organização era constituído 90% pelo valor de seus ativos tangíveis e apenas 10% por seus intangíveis. Em 2006, o valor das 500 organizações do S&P 500 (500 principais organizações de capital aberto do mundo) era constituído, em média, por apenas 20% de ativos tangíveis e 80% de intangíveis.