1) Quais são as principais organelas que compõem as células dos seres vivos?
2) O que é organela celular?
Respostas
Resposta:
Explicação:
Centríolos
Estão relacionados com o processo de divisão celular.
Complexo Golgiense
Responsável pelo processo de glicosilação de proteínas e lipídios, síntese de carboidratos e secreção celular.
Glioxissoma
Responsável pela transformação dos lipídios em glicídios. Essa organela é exclusiva das células vegetais.
Lisossomo
Responsável pelo processo de digestão intracelular. Essa organela é exclusiva das células animais.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Mitocôndria
Responsável pela produção de energia. É nessa organela que ocorrem duas etapas do processo de respiração celular.
Peroxissomos
Responsável pela oxidação de ácidos graxos.
Plastos
Responsáveis por vários processos, tais como a fotossíntese e o acúmulo de substâncias. Essas organelas são exclusivas das células vegetais.
Retículo endoplasmático granuloso ou rugoso
Responsável pela produção de determinadas proteínas, síntese de fosfolipídios e glicosilação inicial das glicoproteínas.
Retículo endoplasmático não granuloso ou liso
Responsável pela produção de esteroides, fosfolipídios e ácidos graxos. Também degrada substâncias tóxicas.
Ribossomos
Responsável pela produção de proteínas. Podem ser encontrados livres no citoplasma ou em associação com o retículo endoplasmático, formando o retículo endoplasmático granular.
Vacúolo de suco celular
Responsável por garantir o equilíbrio osmótico, além de atuar como reserva de substâncias. Essa organela é exclusiva das células vegetais.
As organelas celulares são estruturas encontradas no citoplasma das células. Enquanto nas células eucarióticas, é encontrada uma variedade de organelas, nas células procarióticas, apenas um único tipo é encontrado: os ribossomos.
As organelas celulares são estruturas encontradas no citoplasma das células. Enquanto nas células eucarióticas, é encontrada uma variedade de organelas, nas células procarióticas, apenas um único tipo é encontrado: os ribossomos.
Células vegetais, quanto nas células animais e suas respectivas funções:
Ribossomos: Estruturas responsáveis pela síntese de proteínas na célula. Essas estruturas celulares, que também são encontradas em células procariontes, podem estar presentes nas células eucariontes tanto livres no citoplasma como ligados ao retículo endoplasmático e envoltório nuclear.
Mitocôndria: Organela citoplasmática responsável pelo processo de respiração celular, processo responsável por garantir a produção de energia na célula.
Complexo golgiense: Organela citoplasmática que está relacionada com processos de modificação de substâncias, empacotamento e secreção de substâncias.
Retículo endoplasmático: O retículo endoplasmático pode ser liso ou rugoso, sendo essas duas porções conectadas.
O retículo endoplasmático rugoso apresenta ribossomos aderidos à sua superfície, enquanto o liso não apresenta essa estrutura aderida.
O retículo endoplasmático liso está relacionado com a síntese de lipídios e degradação de algumas substâncias, enquanto o granular está relacionado com a síntese de proteínas.
Peroxissomo: Organelas celulares que oxidam substratos orgânicos, retiram átomos de hidrogênio e os combinam com oxigênio molecular, processo que resulta na formação de peróxido de hidrogênio. Esse peróxido é rapidamente eliminado devido à ação de uma enzima chamada de catalase.
Centríolos: Estruturas relacionadas com a divisão celular formadas principalmente por microtúbulos. Vale salientar que essa estrutura é encontrada nos dois tipos celulares, porém não estão presentes em todos os grupos vegetais, estando presentes apenas em algumas células de briófitas e pteridófitas.