Leia o texto abaixo: João, 23 anos, engenheiro, procurou terapia alegando problemas de relacionamento. Segundo João, sua ex-noiva não o deixa em paz. João conta que eles estão separados há 6 meses desde que o noivado acabou. Porém, duas semanas depois do fim do noivado, Carla (sua ex-noiva) ligou pedindo para conversar. João aceitou sair com Carla e ela pediu para serem amigos, João aceitou. Um mês depois Carla pediu que voltassem a serem noivos, mas João não aceitou. Desde então Carla tem ligado constantemente para João que atende o telefone e pede para Carla parar de ligar. Carla insiste e João sai com ela apenas para evitar que ela ligue novamente. A) Baseado no que você estudou sobre comportamento operante, faça o esquema do comportamento de João, em sair com Carla para evitar telefonemas. Esse comportamento está sendo mantido por reforçamento positivo ou negativo? B) Faça o esquema do comportamento de Carla em ligar para João e falar com ele. Esse comportamento está sendo mantido por reforçamento positivo ou negativo? C) Baseado nos seus conhecimentos, adquiridos ao longo das aulas, Carla vai parar de ligar para João? Por quê? Podemos dizer que João se comporta para que a situação mude? Sua resposta deve ser justificada
Respostas
respondido por:
4
Resposta:
A) João está mantendo um comportamento de sua ex noiva que no caso não está fazendo bem ao próprio, ele está tentando resolver um problema criando outro problema.
então o comportamento que está sendo mantido é negativo.
B) Carla está sendo obsessiva pois mesmo João dizendo que não quer e para ela parar de ligar, ela continua com a ideia de voltar o noivado, então isso acaba fazendo mal a ela também, então o comportamento é negativo.
C)Carla não vai parar de ligar para João, porque ele saindo com ela, ele está dando algum tipo de alimento a obsessão dela, ele está tentando fazer com que ela pare de ligar, mas ele saindo com ela, está dando esperanças a um relacionamento que ele não quer que volte a acontecer.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás