1. Embora tenha se destacado primordialmente como pensador político, Nicolau Maquiavel, contribuiu para a reflexão sobre a ética no começo do período moderno. Assinale a alternativa que apresenta o ponto de vista de Maquiavel sobre esta questão:
a) A perca da influência da moral religiosa sobre o comportamento das pessoas trouxe más consequências para a sociedade, por isso tal processo deveria ser revertido.
b) O crescente individualismo, fruto da influência da burguesia, desfez a tradicional vinculação entre ética e política e por isso a sociedade passou a padecer da falta de verdadeiros valores morais.
c) A influência religiosa desvinculou a ética da vida concreta e material dos homens e vinculou-a às preocupações sobre a vida espiritual, por isso era preciso criar uma nova ética que revertesse esta tendência nociva.
d) A ética antiga e medieval foi construída a partir de uma visão ideal acerca da natureza humana, no entanto, os valores de tal ética não refletiam a conduta real dos homens, por isso seria preciso readequar a ética e seus valores conforme uma avaliação mais realista da conduta humana.
e) n.d.a.
2. Indique a alternativa que traz um elemento que consta na proposta do filósofo René Descartes sobre a moral provisória.
a) O indivíduo deve procurar mudar o mundo, pois só assim certas injustiças poderiam ser eliminadas.
b) O indivíduo deve agir de acordo com seus próprios interesses, pois só isso é importante.
c) Desconfiar de suas convicções, afinal nem sempre elas podem estar corretas.
d) Cabe ao indivíduo obedecer aos costumes e à religião tradicionais de seu país, além de procurar agir de maneira equilibrada.
e) Os indivíduos deveriam deixar-se guiar pelos seus próprios instintos e confiar assim que a própria natureza indicará a cada um quais caminhos tomar.
3. Assim como Descartes e outros filósofos do século XVII, Baruch de Espinosa acreditava que as ciências exatas (lógica, matemática e geometria) deveriam servir de modelo para as demais ciências, principalmente em virtude de seu método, considerado por tais filósofos como infalível. Baruch de Espinosa deixa transparecer tal convicção no próprio nome de sua principal obra, onde a ética é a principal questão abordada é a ética. Indique qual alternativa traz o nome desta obra:
a) Ética a Nicômaco.
b) Ética humana e ética divina.
c) Ética matemática.
d) Ética fundamentada conforme à verdade.
e) Ética demonstrada à maneira dos geômetras.
4. Acerca do pensamento ético de Espinosa é correto afirmar que:
a) O conatus era aumentado quando sofria a influência das paixões tristes.
b) As paixões seriam reações naturais, e, portanto inevitáveis do homem, conforme o mesmo sofreria a ação de causas exteriores.
c) A melancolia, a inveja e o medo eram, para ele, exemplos de paixões alegres.
d) O vício, segundo o filósofo, estaria relacionado à postura daqueles que teriam domínio sobre as suas próprias paixões e sentimentos.
e) Ser virtuoso, na visão do filósofo, significava agir de acordo com a razão sem levar em conta as paixões, fossem elas boas ou más.
5. Uma das principais características da ética de Espinosa é a sua desvinculação do dualismo maniqueísta que dava o tom da maioria das teorias morais até então, isto porque elas sempre avaliavam valores e condutas como boas ou más, Espinosa, por sua parte, procura entender tais valores e condutas que a ética estuda a partir dos conceitos de:
a) Divino ou santo e humano ou profano.
b) Autonomia ou virtude e fraqueza ou vício.
c) Intelectual ou racional e intuitivo ou sensível.
d) Institucional ou legal e clandestino ou ilegal.
e) Normal ou certo e anormal ou errado.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Espero ter ajudado você com sua dúvida!
Anexos:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás