Aponte e analise os fatores que impulsionam a urbanização, levando à formação de megacidades nos países da América Latina.
Respostas
Resposta:
- As megacidades acontecem em um ou vários municípios, formando áreas interligadas — quando as áreas urbanas de municípios diferentes encontram-se. Esse processo é muito comum no Brasil e na América Andina, e também é responsável pela formação das regiões metropolitanas.
- São elas: São Paulo, Rio de Janeiro, Buenos Aires, Bogotá, Santiago, Lima e Cidade do México.
Espero ter ajudado você
Oie, Td Bom?!
Fatores:
=> Êxodo rural: A crise econômica na maioria desses países acentuou o êxodo da população das regiões mais empobrecidas, concentrando todas essas pessoas nas cidades grandes. O ritmo acelerado do êxodo rural não foi acompanhado de investimentos em infraestrutura, crescimento no mercado de trabalho e moradia; levando milhões de pessoas a viver em situações precárias na periferia das grandes cidades. Grande parte da população descendente de indígenas está incorporada à vida urbana, diferentemente dos dois países da América do Norte (Estados Unidos e Canadá), em que a população vive em territórios demarcados.
=> Crise econômica: Com a crise ocorrida nas décadas de 1980 e 1990, os problemas agravaram-se ainda mais, pois os recursos públicos para investimentos nesses setores tornaram-se cada vez mais escassos. No México, a população indígena intensificou a ocupação das periferias das grandes cidades mexicanas, nas quais são bastante precárias as condições de trabalhos e de moradia.
Avanços:
No final dos anos 1970, foi criada a Comunidade Andina de Nações (CAN), proporcionando alguns avanços na área econômica. Na década de 1980, um acordo entre alguns países da América do Sul, Cuba e México resultou na criação da Associação Latino-Americana de Integração (Aladi). A Aladi, apesar de fortalecer a identidade dos países latinos-americanos, obteve pequenos avanços em termos econômicos e comerciais. Na década de 1990, foi criado o Mercado Comum do Sul (Mercosul), reunindo no início Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Posteriormente, Chile, Peru, Equador e Colômbia tornaram-se países associados ao bloco. Em 2012, a Venezuela ingressou no bloco. A adesão da Bolívia não havia sido concluída até o início de 2015.
Entre esse e outros fatores, foram fundamentais para a formação das megaciades que conhecemos hoje.
Ajudei?! Dúvidas?! É Só Chamar!