Respostas
Resposta:
Essa resposta depende muito do ponto de vista pelo qual vc olhe. Pelo lado dos colonizadores espanhois a descoberta da america foi fundamental para o fortalecimento economico- financeiro da corte espanhola, que se tornou (devido a exploraçao de metais preciosos) uma das mais e poderosas entre os seculos xiv e xvi em todo o mundo ocidental. ja pelo lado os colonizados, nativos da regiao, essa foi a pior coisa que poderia ter acontecido. os habitantes locais foram dizimados pelo exercito espanhol, e pelas doenças trazidas pelos mesmos, sua cultura foi completamente desprezada
Resposta:
Enquanto o confronto e a doença funcionavam como importantes meios de dominação, devemos também dar a devida importância a outra estratégia espanhola. Em alguns casos, os espanhóis instigavam o acirramento das rivalidades entre duas tribos locais. Dessa forma, depois dos nativos se desgastarem em conflitos, a dominação hispânica agia para controlar as tribos em questão.
Depois da conquista, os colonizadores tomaram as devidas providências para assegurar os novos territórios e, no menor espaço de tempo, viabilizar a exploração econômica de suas terras. Sumariamente, a extração de metais preciosos e o desenvolvimento de atividades agroexportadoras nortearam a nova feição da América colonizada. Para o cumprimento de tamanha tarefa, além de contar com uma complexa rede administrativa, os espanhóis aproveitaram da mão de obra dos indígenas subjugados.
Somente na passagem dos séculos XVIII e XIX, momento em que a Revolução Industrial e o Iluminismo ganhavam forma, observou-se o fim da exploração colonial. Os processos de independência desenvolvidos por todo o continente abriram caminho para a formação de um grande mosaico de nações e Estados que deram fim à colonização. Contudo, os vindouros problemas mostraram que existia um longo caminho a se trilhar em busca da tão sonhada soberania.
Explicação: