Respostas
Segundo o número de camadas, os epitélios podem ser classificados em:
→ Simples: Apresentam apenas uma camada de células.
→ Estratificados: Possuem mais de uma camada de células.
→ Pseudoestratificados: Tecido formado apenas por uma camada de células, entretanto, a posição variada dos núcleos promove a falsa sensação de que ele apresenta várias camadas. Apesar de todas as células estarem apoiadas na lâmina basal, elas diferenciam-se em altura e, portanto, nem todas chegam à superfície do tecido.
Levando em consideração a forma das células, o epitélio pode ser classificado em:
→ Pavimentoso: Células com formato achatado que muitas vezes lembram azulejos. Os epitélios pavimentosos, que podem ser simples ou estratificados, podem ser encontrados revestindo vasos sanguíneos e formando a epiderme, por exemplo (Leia mais sobre a pele);
→ Cúbico: Células de formato cúbico. Os epitélios cúbicos podem ser simples ou estratificados e podem ser observados no ovário e folículos ovarianos, por exemplo.
→ Prismático, colunar ou cilíndrico: Células alongadas e retangulares. Os epitélios prismáticos podem ser simples ou estratificados e podem ser encontrados revestindo a traqueia e a cavidade nasal, por exemplo.
→ Transição: Tipo de tecido estratificado com células superficiais de formato globoso que mudam de acordo com o grau de distensão do tecido. Esse tipo de epitélio é encontrado na bexiga.
Localizaçao no corpo: Proteção e revestimento (pele);
Secreção (estômago);
Secreção e absorção (intestino);
Impermeabilização (bexiga urinária).