A figura a seguir representa três meios de índices de refração n1, n2 e n3. As superfícies de separação entre os meios são planas e paralelas. Um raio de luz incide sobre a superfície que separa os meios 1 e 2. O ângulo de incidência é α. Ao atingir o meio 3, o feixe de luz é refratado com o mesmo ângulo α. Podemos afirmar que:
n1 > n2 > n3
n1 < n2 < n3
d) n3 = n1 > n2
Respostas
Resposta:
letra D
Explicação:
Considerando que, do meio menos refringente para o meio mais refringente, o raio de luz se aproxima da reta normal e, do meio mais refringente para o meio menos refringente, ele se afasta da reta normal, sendo o ângulo de incidência na primeira superfície igual ao ângulo de refração na segunda, tem-se n3 = n1 > n2.
Podemos afirmar que a resposta para essa questão é n3 = n1 > n2.
Para responder esse enunciado é preciso que você tenha um conhecimento básico em física, mais precisamente na parte de ondulatória.
Quando o índice de refração de um meio é maior que o outro, dizemos que ele é mais refringente que o outro meio. Ele ''freia'' mais a luz e o raio se afasta da normal.
Como podemos ver na figura, quando o raio chega no meio 2, o seu raio se afasta da normal, portanto o índice de refração n2 é menor que o índice de refração n1, então: n2 < n1.
Já que o ângulo α no meio 1 é o mesmo ângulo do feixe de luz refratado no meio 3, então: n3 = n1.
Para mais informações:
https://brainly.com.br/tarefa/4055603