Respostas
Resposta: A Família Bragança, o alto imposto no Reino do Brasil(o chamado "Derrama") e a Revolução do Porto
Explicação: Segundo em alguns detalhes, Dom João VI e a família Bragança juntos apoiaram sim a independência, leia abaixo à esta carta que confirma o apoio da Família Bragança à independência do Brasil:
Agosto de 1822 —
Carta que S. Magestade dirigia S. A. R. e Principe Regente do Brasil, e Seu Defensor Perpetuo
"Meu filho, não tenho respondido ás Tuas Cartas por de terem demorado as ordens das Cortes, agora receberás os seus Decretos, e te recommendo a sua observancia e obediencia ás ordens, que recolieres, porque assim ganharás a estimação dos Portuguezes, que um dia has de governar, e he necessario que lhe dês dicididas provas de amor pela Nação.
Quando escreveres lembrate, que fies em Principio, e que os teus escriptos são vistos por todo o mundo, a dever ter cautella, não só no que dizes, mas também no modo de te esplicares. Toda a Familia Real estamos bons; resta-me abençoar-te como Pai, que muito te amou."
("Meu filho, não tenho respondido às tuas cartas por terem demorado as ordens das cortes, agora receberás o seus decretos, e te recomendo a sua observância e obediência às ordens, que recolheres, porque assim ganharás a estimação dos portugueses, que um dia há de governar, e há necessário que lhe dê decisivas provas de amor pela Nação.
Quando escreveres lembra-te que fizeste em princípio, e que os teus escritos são vistos por todo mundo, a dever ter cautela, não só no que dizes, mas também no modo de explicares. Toda a Família Real estamos bem, resta-me abençoar-te como Pai, que muito te amou")
João. Paço de Quelús em 3 de Agosto de 1822.
Ou seja, com esta carta, prova que o seu pai, Dom João VI, apoia a opinião do seu filho, Dom Pedro I, à liberdade de declarar a independência do Brasil.
Os outros fatores da independência do nosso país é a Revolução de Porto e o "Derrama"
Espero que tenha ajudado e bons estudos ;)