Respostas
Resposta:
5. Os benefícios da luta envolvem o trabalho do corpo com o aumento de flexibilidade e resistência, por exemplo, mas também envolvem a melhora da autoestima e promovem a sensação de bem-estar.
6. Os temas como preconceito, violência, gênero, esporte e saúde devem ser trabalhadas em debates nas aulas de lutas e artes marciais na Educação Física.
7. Valores, atitudes e hábitos que constituem a luta paciência; autocontrole; autoconhecimento; perseverança; superação, capacidade de analisar as suas ações e de corrigi-las.
8. Tem como objetivo um alto desenvolvimento de seus praticantes para que possam defender-se ou submeter o adversário mediante diversas técnicas.
9. A compaixão cria um círculo de apoio no desenvolvimento de um indivíduo.
A fidelidade, aprendida nas artes marciais, é principalmente voltada aos próprios valores.
Já a lealdade aos companheiros de equipe – ou de tatame – fortalece o sentimento de grupo, de confiança nas habilidades de todos.
A honra garante a palavra e a manutenção dos compromissos firmados, dando credibilidade às ações de todos dentro de uma organização.
Honestidade, por meio de um comportamento íntegro, a pessoa estabelece um compromisso com a verdade, mesmo que isso signifique um resultado ou condição não desejada.
A justiça, por sua vez, garante que todas as regras estabelecidas sejam cumpridas por todos.
A coragem, desenvolvida nos treinos de artes marciais, ajuda a ultrapassar barreiras, a enfrentar situações novas e inesperadas.