• Matéria: História
  • Autor: gulima2014
  • Perguntado 7 anos atrás

A Reforma Protestante foram movimentos decorrentes de questionamentos acerca da igreja e de seu clero em luxuoso estilo de vida, e a venda de indulgências; e um grande embate desse movimento de revolta foi a Escrita de um tratado teólogico nas portas de uma igreja por um ex líder católico: Martinho Lutero, como um símbolo que até hoje é visto como o marco desse embate ideológico e também social.

Faça uma pesquisa aprofundada dos movimentos de reforma que se instauraram, a criação das primeiras igrejas protestantes quais são seus objetivos.

Respostas

respondido por: camichiamente
3

Tendo por ponto de partida as críticas às vendas de indulgências, o movimento de Lutero tornou-se conhecido como um protesto contra os abusos do clero, evoluindo para uma proposta de reforma no catolicismo romano a partir da mudança em diversos pontos da doutrina da Igreja Católica Romana, com base no que Lutero entendia como um retorno às escrituras sagradas Os princípios fundamentais extraídos da Reforma Protestante são conhecidos como os Cinco Solas.

Lutero foi apoiado por vários religiosos e governantes europeus provocando uma revolução religiosa, iniciada no Sacro Império, estendendo-se pela Suíça, França, Países Baixos, Inglaterra, Escandinávia e algumas partes do Leste europeu, principalmente os Países Bálticos e a Hungria. A resposta da Igreja Católica Romana foi o movimento conhecido como Contrarreforma ou Reforma Católica, iniciada no Concílio de Trento.

O resultado da Reforma Protestante foi a divisão da chamada Igreja do Ocidente entre os católicos romanos e os reformadores protestantes, originando o protestantismo.

CONSEQUÊNCIAS

Um dos pontos de destaque da reforma é o fato de ela ter possibilitado um maior acesso à Bíblia, graças às traduções feitas por vários reformadores (entre eles o próprio Lutero, que a traduziu para o alemão) a partir do latim para as línguas nacionais. Tal liberdade fez com que fossem criados diversos grupos independentes, conhecidos como denominações. Nas primeiras décadas após a Reforma Protestante, surgiram diversos grupos, destacando o luteranismo, que foi o grupo originador do movimento de Reforma da Igreja Católica e as Igrejas Reformadas ou calvinistas (presbiterianismo e congregacionalismo). Nos séculos seguintes, surgiram outras denominações com destaque para os batistas e os metodistas.

respondido por: GUSTHAVOTM
2

Resposta:

 Um dos pontos de destaque da reforma é o fato de ela ter possibilitado um maior acesso à Bíblia, graças às traduções feitas por vários reformadores (entre eles o próprio Lutero, que a traduziu para o alemão) a partir do latim para as línguas nacionais. Tal liberdade fez com que fossem criados diversos grupos independentes, conhecidos como denominações. Nas primeiras décadas após a Reforma Protestante, surgiram diversos grupos, destacando o luteranismo, que foi o grupo originador do movimento de Reforma da Igreja Católica e as Igrejas Reformadas ou calvinistas (presbiterianismo e congregacionalismo). Nos séculos seguintes, surgiram outras denominações com destaque para os batistas e os metodistas." (Fonte: Wikipédia) A Reforma Protestante ocorreu principalmente devido as divergências religiosas entre a Igreja Católica e os chamados reformadores, contudo, as questões teológicas não foram as únicas razões desta ruptura. Quais foram os outras razões que levaram muitos europeus a saírem da Igreja Católica e se converterem ao protestantismo?

Ñ ENTENDI ALGUEM ME EXPLICA

Perguntas similares