Respostas
Resposta:
A importância da linguagem segundo Vigotsk
No pensamento Vigotiskiano, a interação social é fundamental para o desenvolvimento do ser humano. Para ele, "o ser humano se constitui enquanto tal a partir da interação social "(Oliveira 1996, p.46). Desse modo, o conjunto de influências que estruturam o processo de aprendizagem e seus resultados são provinientes da mente do sujeito, como de seu contexto sócio-econômico, cultural e étnico.
Vigotisky destaca também nesse processo a importância da linguagem, uma voz que esta representa a exprssão e a comunicação típicas dos seres humanos. por isso, uma proposta pedagógica pautada na perspectiva construtivista precisa estimular a expressão oral, corporal, a linguagem escrita, a linguagem artística e todas as formas de expressão inerentes.
O estudo das relações entre pensamento e linguagem é considerado um dos temas mais complexos da psicologia. Vygostsky se dedicou a este assunto durante muitos anos de sua vida.
Segundo Vygotsky, a conquista da linguagem representa um marco no desenvolvimento do homem: "a capacitação especificamente humana para a linguagem habilita as crianças a providenciarem instrumentos auxiliares na solução de tarefas difíceis, a superarem a ação impulsiva, a planejarem a solução para um problema antes de sua execução e a controlarem seu próprio comportamento. Signos e palavras constituem para as crianças, primeiro e acima de tudo, um meio de contato social com outras pessoas. As funções cognitivas e comunicativas da linguagem tornam-se, então, a base de uma forma nova e superior de atividade nas crianças, distinguindo-as dos animais" (Vygotsky, 1984, p.31). Sendo assim, a linguagem tanto expressa o pensamento da criança como age como organizadora desse pensamento.
Vale ainda citar, conforme a teoria em discussão, que tanto nas crianças como nos adultos, a função primordial da fala é o contato social, a comunicação, isto quer dizer que o desenvolvimento da linguagem é impulsionado pela necessidade de comunicação. Assim, mesmo a fala mais primitiva da criança é social. Deste modo, além das funções emocionais e comunicativas, a fala começa a ter também a função planejadora. Nesse caso, a criança estabelece um diálogo com ela mesma, sem vocalização, com vistas a encontrar uma forma de solucionar o problema.Portanto, a fala passa preceder a ação e funcionar como auxílio de um plano já concebido mas ainda não executado.
Ao aprender a usar a linguagem para planejar uma ação futura, a criança consegue ir além das experiências imediatas. esta "visão do futuro" (ausente nos animais) permite que as crianças realizem operações psicológicas bem mais complexas (passa a poder prever, comparar, deduzir etc.).
Como foi possível verificar, na perspectiva esboçada, o domínio da linguagem promove mudanças radicais na criança, principalmente no seu modo de se relacionar com o seu meio, pois possibilita novas formas de comunicação.
Edsangela Oliveira Castro dos Santos.
Explicação:
espero ter ajudado