1. (FCBH-MG) O homem é o modelo do mundo. A experiência é a mestra das coisas. (Leonardo da Vinci)Com relação ao Renascimento artístico, literário e científico, elemento típico de transição do feudalismo ao capitalismo, podem ser feitas as seguintes afirmativas, EXCETO: *
a) Os humanistas tiveram um papel extremamente importante na difusão das ideias renascentistas.
b) A reflexão sobre problemas humanos levou o homem renascentista à análise de sua própria individualidade, num esforço de autoconhecimento.
c) A visão de mundo político-religiosa medieval continuava a ser o elemento fundamental para a compreensão do homem e do mundo.
d) A riqueza proveniente do comércio financiou artistas, cientistas, arquitetos, que passaram a ser contratados para dar forma às novas realidades sociais.
e) O racionalismo passou a ser a pedra de toque da mentalidade renascentista, estimulando o nascimento da ciência moderna.
Respostas
Resposta: letra (c) a visão de mundo político-religiosa medieval continuava a ser o elemento fundamental para a compreensão do homem e do mundo.
Explicação:nao copiei de ninguem essa é a resposta ;-;
É incorreto aquilo afirmado em C, de modo que é correta a alternativa C. Os pensadores renascentistas eram críticos do modelo político-religioso da Idade Média, que viam como "decadente", e se inspiravam em uma visão (idealizada) que tinham da Antiguidade Clássica.
Criticavam o dogmatismo religioso, por exemplo, como um entrave para a compreensão verdadeira do funcionamento da natureza. Havia também críticas de alguns pensadores renascentistas ao modelo político então vigente e a proposta de uma reorganização racional da política. Podemos apontar como um expoente renascentista neste sentido o italiano Nicolau Maquiavel, que defendia que a política deveria tomar por base cálculos de interesse prático, e não apenas a tradição.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/8046429