• Matéria: Artes
  • Autor: kahbatataloka
  • Perguntado 6 anos atrás

1-Podemos dizer que as origens da Pop Art remetem ao Dadaísmo, uma vez que a apropriação de produtos industrializados na execução dos trabalhos artísticos era frequente.
O artista Dadaísta Raoul Hausmann, por exemplo, usava embalagens de produtos comerciais em suas colagens. O imaginário fantasmagórico de Max Ernst foi construído com recortes de ilustrações populares. (Adaptado: HONNEF, K. Pop Art. Alemanha: Paisagem, 2004. p. 15.)
Nesse contexto, assinale a alternativa correta.
a) O caráter de apropriação dos elementos da cultura popular para os artistas Pop se aproximava do
Dadaísmo por imitação, na tentativa de releitura dos trabalhos Dadá.
b) Artistas Pop como Roy Lichtenstein, ao utilizarem a tira de quadrinhos - elemento da cultura popular - em grande escala, faziam crítica irônica ao Dadaísmo, uma vez que este era descomprometido política e culturalmente e com trabalhos que se voltavam sobre sua própria construção formal.
c) Embora o Dadaísmo esteja na origem da Pop Art, as diferenças ficam evidentes à medida que se nota a relação harmônica de Dadá com a tradição da pintura neoclássica, enquanto os artistas Pop eram essencialmente experimentalistas.
d) Há uma distinção muito clara nas intenções dos dois movimentos, dado o fato que a Pop Art utiliza-se da linguagem popular de forma despretensiosa, sem críticas, e o Dadaísmo é uma crítica ácida, entre outras coisas, ao “bom gosto” burguês.
e) Apesar da aproximação formal da Pop Arte com Dadá, o artista Dadaísta Marcel Duchamp fazia crítica a ela por seu caráter “retiniano”, ou seja, devido aos apelos puramente visuais e decorativos.

Respostas

respondido por: alancristhian3
31

Resposta: ALTERNATIVA (D)

respondido por: pedrosoares8ano
0

Resposta:

Explicação:

D

Perguntas similares