Respostas
Oi, tudo bom?
Sim, podemos usar o apelo à emoção, visando atingir o emocional do interlocutor, por meio de metáforas, exemplos, situações, comparações, etc.
Entenda:
O que é a argumentação emocional?
Uma argumentação emocional visa atingir o íntimo do interlocutor, o seu coração, a sua alma. Não por meios racionais como estatística, dados ou a lógica, mas com elementos que despertam interesse pessoal, que vinculam a pessoa à ideia.
Exemplo:
- Imagine que um vereador esteja buscando por votos em sua cidade. Chegando em uma casa, o pai de família pergunta os motivos que o fariam votar no candidato, no que ele responde:
- ''Eu ajudei o seu irmão a conseguir emprego''
- ''Eu consegui uma vaga para a sua filha na escola''
Ora, vejamos: uma pessoa contemplada com um emprego não é por si só estatística, porém há um apelo emocional no argumento, que é o fato de ser o irmão da pessoa, um parente.
A vaga da filha na escola é um direito, não sendo favor nenhum de político, porém ainda assim conta muito que tenha sido a filha da pessoa.
Observa-se que não foi utilizado nenhum argumento racional na fala do vereador. Ele não trouxe nenhum dado sobre sua participação na Câmara, não demonstrou a sua produção legislativa, não mostrou nada sobre ele ter gasto menos dinheiro em gasolina, ele apenas utilizou argumentos emocionais para atingir o interlocutor.
Como funciona a lógica emocional?
As emoções precisam de uma construção psicológica muito grande. A lógica emocional causa um sentimento de pertencimento no interlocutor, um certo afeto. A pessoa se sente parte de algo, ou acolhida por algo, e então aceita a argumentação.
Estude mais em:
- Qual é a principal diferença entre argumentação objetiva e a argumentação subjetiva?
https://brainly.com.br/tarefa/8346716
- Qual a importância da argumentação em um artigo de opinião?
https://brainly.com.br/tarefa/894118
Bons estudos!