01. Tendo em vista o sentido global do texto, o seu PRINCIPAL objetivo comunicativo é: * a) discutir a precariedade do sistema penitenciário para receber mulheres presas. b) apontar as especificidades e complexidades da mulher no cárcere. c) defender o direito das mães presas viverem com suas crianças. d) apresentar exemplos positivos de presídios para mulheres. e) identificar os problemas das mulheres no cárcere. 02. Dentre os fatores abaixo, assinale o que NÃO foi mencionado por Bárbara Santos como problema que afeta a mulher no cárcere: * aa) A falta de absorventes. b) A inexistência de creches. c) A estrutura precária. d) O excesso de proteção. e) A convivência com os filhos. 03. "[...] querem consumir o que a televisão ordena que é bom." Das alternativas abaixo, assinale aquela que NÃO comprova a assertiva feita pelo autor do texto: * a) A mídia televisiva é considerada hoje uma espécie de quarto poder. b) A pressão do índice de audiência leva a televisão a impor certos comportamentos à população.. c) O peso da economia exerce influência sobre padrões específicos de conduta social. d) As publicidades televisivas, por exemplo, instigam as pessoas a consumirem produtos e sonhos. e) A função da mídia televisiva é apenas informar a sociedade dos acontecimentos em geral. 04. Sobre o título do texto, assinale a afirmativa correta. * a) Não traz, ao leitor, nenhuma pista sobre o tema do texto. b) A oposição entre "cárcere" e "aplauso" instigam o leitor a ler o texto todo. 05. A tese da autora pode ser reconhecida na seguinte passagem: * a) A distância da família e a falta de recursos fazem com que mulheres fiquem sem ver suas crianças. Crianças privadas do direito fundamental de estar com suas mães. Crianças que perdem o contato com as mães para não crescerem no cárcere. b) A presença improvisada das mulheres cria problemas legais e acarreta insegurança para servidores penitenciários quanto à garantia da segurança geral e da integridade física das mulheres. c) Essas mulheres são vítimas do machismo, da necessidade econômica e do desejo de consumir. 06. Coloque (V) para as afirmativas que forem verdadeiras e (F) para as que forem falsas, com relação à tipologia do texto acima. A sequência correta é: * a) F – F – V b) V –V – F c) F – V – F d) V –V –V e) F –F –F
Respostas
1) Alternativa Correta: a) Discutir a precariedade do sistema penitenciário para receber mulheres presas.
De acordo com o texto o cárcere não leva em consideração as especificidades das condições da mulher, por exemplo faltam absorventes, não existem creches. As Celas apertadas para mulheres que convivem com a superposição de TPMs, ansiedades, alegrias e depressões.
2) Alternativa Correta: d) O excesso de proteção.
Dentre os fatores, no foi mencionado por Bárbara Santos como problema que afeta a mulher no cárcer é o excesso de proteção, a presença improvisada das mulheres cria problemas legais e acarreta insegurança para servidores penitenciários quanto à garantia da segurança geral e da integridade física das mulheres.
3) Alternativa Correta: e) A função da mídia televisiva é apenas informar a sociedade dos acontecimentos em geral.
Essas mulheres são vítimas do machismo, da necessidade econômica e do desejo de consumir, elas são vaidosas e, apesar de pobres, querem consumir o que a televisão ordena que é bom.
4) Alternativa Correta: b) A oposição entre “cárcere” e “aplauso” instigam o leitor a ler o texto todo.
O título do texto "Mulheres no cárcere e a terapia do aplauso" é muito atraente para o leito pois não há uma relação aparente entre o que significa a carcere com os aplausos. Assim o leitor sente curiosidade por saber o que o autor quer dizer com isso.
5) Alternativa Correta: A) A distância da família e a falta de recursos fazem com que mulheres fiquem sem ver suas crianças. Crianças privadas do direito fundamental de estar com suas mães. Crianças que perdem o contato com as mães para não crescerem no cárcere.
Muitas mulheres escondem de suas crianças que estão presas. Sentem vergonha da condição de presas. Falta estrutura que considere a maternidade e que garanta os direitos fundamentais das crianças.
6) Alternativa Correta: d)V - V - V
As mulheres são vítimas do machismo, da necessidade econômica e do desejo de consumir. A presença improvisada das mulheres nas carceres cria problemas legais.
Crianças que perdem o contato com as mães para não crescerem no cárcere.A distância da família e a falta de recursos fazem com que a tristeza facilmente se transforme em fúria.
Resposta: 1: A
2: D
3: E
4: B
5: C
6: C
Explicação: .