Por que Platão distinguiu entre o sensível e o inteligível? Qual a relação dessa distinção com o Mito da Caverna, que vimos no capítulo 1?
Respostas
Resposta:
Explicação mundo das ideias, ou mundo inteligível, é uma realidade metafísica pensada por Platão. É o mundo onde ficam as ideias perfeitas de tudo que existe. As ideias são perfeitas, eternas, imutáveis, não suscetíveis ao tempo, espaço. Só é possível acessar esse mundo por meio da razão por um processo que Platão chamou de dialética. Ou seja, no mundo das ideias existem as formas de tudo que há. O filósofo é aquele que se liberta das correntes da aparência, dos sentidos e vai até o sol, até a verdade (o mundo inteligível).
O mundo sensível é o mundo em que vivemos. O mundo das sombras, das ilusões, dos sentidos. Este mundo é uma enganação, uma farsa. O que existem aqui são cópias imperfeitas das ideias perfeitas do mundo das ideias. Somos prisioneiros dessas ilusões proporcionadas pelos sentidos.
O mito da caverna é basicamente o mundo de hoje que vivemos presos em um ambiente e trancados ao mundo.
Platão, ele sempre buscava pela razão e ele que criou o mito da caverna,o mito da caverna era uma representação da teoria das idéias que ele fez para explicar sua teoria .
ão:
Platão, sendo discípulo de Sócrates, entende que a verdade está no mundo suprassensível e que apresenta as ideias do que há no mundo.
Platão e os dois mundos
O pensador e filósofo Platão, com o seu pensamento clássico sobre o mundo, a verdade, a dialética, a política e a ética, entende que a verdade se encontra no mundo suprassensível (mundo das ideias).
No mundo terreno, contudo, há tudo o que é cópia do mundo inteligível e assim, no mundo há o cavalo, mas a cavalidade está no mundo suprassensível.
Platão afirma que para se chegar a uma verdade absoluta é necessário o exercício da dialética e da reminiscência.
Saiba mais sobre os dois mundos em: https://brainly.com.br/tarefa/4750642
#SPJ2