• Matéria: Geografia
  • Autor: gluisaalmeidaoo
  • Perguntado 6 anos atrás

Me ajudem! Por favor!

Qual era a situação da Oceania no século XIX?​

Respostas

respondido por: Leaozinho160918
2

á faz cerca de 50 mil anos que povos de língua papuásia ocuparam a Nova Guiné, que nessa época era grudada à Austrália. Os papuásios são agricultores há 9 mil anos, cultivando a cana-de-açúcar e tubérculos. Foi essa, portanto, a primeira região da Oceania a ser povoada. Depois, há cerca de 4 mil anos, o povo lapita também se estabeleceu no norte da Nova Guiné. Deve ter vindo do sudeste da Ásia. Durante séculos, ocuparam a Polinésia e a Micronésia. Já o povo polinésio maorichegou à Nova Zelândia apenas no século IX. Assim, há pouco mais de mil anos quase todas as ilhas do Pacífico estavam povoadas.

Em 1521, o explorador português Fernão de Magalhães foi o primeiro europeu a chegar à Oceania. Depois vieram outros navegadores portugueses, espanhóis, holandeses e ingleses. O holandês Abel Tasman avistou a ilha da Tasmânia em 1642 e o inglês James Cook viajou por toda a região no século XVIII. Em 1770, ele tomou posse da Austrália para os ingleses. No ano em que Cook morreu, 1779, o mundo já conhecia os principais grupos de ilhas da Oceania. A partir de 1840, os ingleses também dominaram a Nova Zelândia.

No século XIX, a França, a Grã-Bretanha e os Estados Unidos tomaram posse de partes da Oceania. Essas colônias permaneceram sob controle estrangeiro até o século XX. Em 1901 a Austrália se tornou independente. A Nova Zelândia, em 1947. Muitas ilhas obtiveram a independência depois de 1962. Mas as potências estrangeiras ainda dominam algumas ilhas da Oceania

respondido por: bsaragao1990
2

Resposta:

A economia da Oceania encontra-se bastante centrada nos seus dois principais países: Austrália e Nova Zelândia.

A economia da Oceania está centrada basicamente na Austrália e na Nova Zelândia, em função do fato de esses dois países, juntos, comporem mais de 90% do continente e serem as duas únicas nações desenvolvidas da região.

O Produto Interno Bruto da Austrália, por exemplo, era de 1,5 trilhão em 2012; o da Nova Zelândia era de 171 bilhões, enquanto o das Ilhas Fiji era de quase quatro bilhões. É claro que essa gigantesca diferença não está somente no nível de desenvolvimento, mas também na diferença territorial e populacional, haja vista que um país com as dimensões e número de habitantes da Austrália tem mais condições de produzir riquezas que aqueles locais que se resumem a um conjunto de pequenas ilhas


nicollypascoal008: tem como resume por favor
Perguntas similares