TIA HIENA
Tia Hiena estaria festejando cento e onze anos de idade,não tivesse morrido aos dois.
Passei a infância e a adolescência ouvindo a família-mamãe,mais do que todos- lamentar o triste fim da menina,mais nova dos quatro irmãos de seu marido nascidos na Itália.
Ao contar aos filhos a história de Hiena,mamãe não abria mão de mencionar o título da criança,"tia".Um dia lhe perguntei :
-Por que ela se chamava Hiena,mãe ?
A resposta não se fez esperar:
-Ela, não!Mais respeito menina!Titia Hiena.
Eu perguntava por perguntar,oque eu queria mesmo era atazanar mamãe, fazendo-a repetir oque já estava farta de saber, tantas vezes ouvira repetir o fato .
Minhas irmãs mais velhas tinham até procurado no dicionário referências sobre o animal que originara o nome de nossa tia.
Do pouco que sabíamos sobre a hiena-da características pitoresca e simpática,a das gargalhadas sonoras e escancaradas-o verbete não tratava, dizia apenas:
"...Mamífero, carnívoro e digitígrado que se alimenta sobre tudo de carnes de animais mortos e putrefatos e que tem pelo cinza ou ruivo com manchas escuras"
Curiosa,Wanda, a mais velha de minhas irmãs, teve a pachorra de procurar no dito dicionário o significado de "digitígrado". E lá estava: "...que anda na ponta dos dedos...".
Imaginação fértil de criança, eu visualizava a hiena andando mansamente nas pontas de uns dedos longos, focinho levantado para o céu, bocarra escancarada, dedões a mostra, rindo a bandeiras despregadas.Chegava a me arrepiar.
Nos dias de hoje, o falado "chupa-cabra" que andou ocupando as manchetes dos jornais,animal misterioso que matava as cabras ovelhas, sugando-lhes o sangue,uma espécie de fantasma,bicho-papão para criadores de gado e pequenos lavradores,lobisomem que ninguém viu e como assim veio se foi, faz-me pensar na hiena.
Cada qual guardou o chupa-cabra a imagem criada pela própria imaginação.Quanto a mim,como já disse,comparei-o a risonha e asquerosa hiena, com seus pelos fulvos e manchas escuras , a caminhar nas pontas de seus longos dedos,lembranças que guardei da minha fantasia de criança
1- além da memorialista , outra personagem assume um papel importante na preservação da memória de seus antepassados.
A - Quem é essa personagem ?
2- O texto de memórias trabalha com imagens, lembranças e impressoes que permanecem na vida adulta. Nos capítulos que lemos, a narradora rememora a imagem que lhe ficou da hiena.
A- Qual das duas imagens ela carregou como lembrança para a vida adulta ?
POR FAVOR ME AJUDEM !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Respostas
respondido por:
147
Resposta:
1-A---> Dona Angelina, sua mãe
2-A--->A da hiena
respondido por:
14
Resposta:
Dona Angelina,sua mãe
Explicação:
por que a mãe dela deu educação
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás