Os diferentes estudos voltados para o tema da liderança, de modo geral, focam no comportamento do líder, tendo em vista que permitem identificar atitudes em determinados contextos e situações, o que pode ser mais favorável para o atingimento das metas nas organizações. Em relação a esse aspecto, veja a seguinte situação:
Paulo é supervisor de segurança em uma empresa de transporte de valores. Sua equipe não toma nenhuma decisão sem a sua orientação direta. No último final de semana, os plantonistas tiveram um problema e, como não conseguiram contato com ele, decidiram por si mesmos como agir. Quando retornou ao trabalho, sem inteirar-se completamente do fato ocorrido e da decisão tomada pela equipe, acabou resolvendo a situação de outra forma, sem ouvir ao menos escutar seus liderados.
Pode-se dizer que, nessa situação hipotética, Paulo é um líder:
a)
Autocrático
b)
Carismático
c)
Participativo
d)
Situacional
e)
Transformacional
Respostas
Resposta:
a)
Autocrático
Explicação:
RESPOSTA CORRETA
Os líderes carismáticos têm uma meta idealizada e forte compromisso pessoal com seu objetivo; são percebidos como não convencionais; são assertivos e autoconfiantes; são vistos mais como agentes de mudança radical do que como gerentes do status quo. A liderança participativa relaciona o comportamento e a participação da liderança na tomada de decisão. Pressupõe que o líder pode ajustar seu estilo a diferentes situações, de modo a refletir a estrutura da tarefa. O líder autocrático centraliza as decisões, sem promover a participação da equipe. O líder situacional tende agir de acordo com o nível de maturidade de seus liderados, a partir da combinação do comportamento, da tarefa e o ambiente. A liderança transformacional estimula a mudança a partir do carisma e da visão de futuro do líder, inspirando liderados na identificação da mudança necessária.
se esta resposta foi útil de um obrigado no coração ou clique nas estrelinhas, se achar que e a melhor resposta pode comentar também .
Resposta:
A) autocratico
Explicação: