• Matéria: História
  • Autor: luanadalcomuni
  • Perguntado 6 anos atrás

O trabalho na colônia
1. 1500-1532: período chamado pré-colonial, caracterizado por uma economia extrativa baseada no escambo com os índios;
2. 1532-1600: época de predomínio da escravidão indígena;
3. 1600-1700: fase de instalação do escravismo colonial de plantation em sua forma “clássica”;
4. 1700-1822: anos de diversificação das atividades em função da mineração, do surgimento de uma rede urbana, mais tarde de uma importância maior da manufatura – embora sempre sob o signo da escravidão predominante

A partir das informações do texto, verificam-se alterações ocorridas no sistema colonial em relação à mão-de-obra. Apresente duas justificativas para o incentivo do Estado português à importação de mão-de-obra escrava para sua colônia na América.

Respostas

respondido por: Gio568
159

Resposta:

Explicação:

A importação de mão-de-obra foi uma das marcas mais significativas da colônia portuguesa da América. Isso se deveu, fundamentalmente, a dificuldades para utilização de mão-de-obra local no desenvolvimento da empresa colonial. A Igreja Católica se opunha à escravidão dos indígenas, e estes também impuseram diversas formas de resistência. Além disso, na segunda metade do século XVI, doenças vitimaram milhares de índios. Estes não foram os únicos elementos determinantes, entretanto, para o tráfico de africanos. Devem também ser destacados fatores de ordem econômica, como a lucratividade do tráfico de escravos africanos, e fatores de ordem cultural, como o caráter hierárquico e conservador da sociedade portuguesa, que legitimava o uso da escravidão.

respondido por: fellps96170
62

Resposta:

O comércio internacional de escravo tornou-se mais lucrativo para a Coroa portuguesa;

A mão de obra indígena não supria a demanda de trabalho nas grandes propriedades rurais, sistema plantation;

Espero ter ajudado!

Perguntas similares