• Matéria: História
  • Autor: BRS2020
  • Perguntado 7 anos atrás

estao associados a segunda guerra mundial e fazem referencia

Respostas

respondido por: miii134
0

Resposta:

Contexto e Causas da Segunda Guerra Mundial

Como no caso da Primeira Guerra Mundial, determinar as causas de um conflito dessa escala é quase impossível, mas podemos discernir várias causas nas esferas econômica, política e ideológica.

Explicação:

Causas Economicas

No plano econômico, podemos identificar três causas principais. A primeira foi a Grande Depressão causada pelos efeitos da quebra da Bolsa de Nova York em 1929, que atingiram profundamente os países europeus, causando taxas de desemprego de mais de 20%, e, no caso da Alemanha, chegou a quase 35%. Isso levou à fome e à pobreza extrema, e fomentou o apoio à medidas radicais em todo continente europeu. A segunda causa diz respeito específico à Alemanha: O Tratado de Versalhes. Esse tratado, concluído em 1919, um ano após o término da Primeira Guerra Mundial, apontou a Alemanha como culpada da guerra, e impôs pesadas reparações que levaram o país a ruína. Como se não bastassem as astronômicas taxas de desemprego, a Alemanha foi forçada a imprimir dinheiro para cobrir as dívidas, e as taxas de inflação chegaram a 29.252% ao mês em novembro de 1923. Em 1924, um quilo de carne bovina chegava a custar mais de 100 bilhões de marcos alemães, e isso contribui ainda mais para o apoio à medidas e governos radicais na Alemanha.

A terceira causa foi a disputa entre os poderes asiáticos, China e Japão, pelos mercados asiáticos. O Japão, que possuía recursos naturais escassos, mas um excesso populacional e uma industrialização crescente, pretendia-se a novos mercados coloniais, que já estavam em mãos européias, especialmente da Grã-Bretanha, então, ao invés de arriscar guerra com uma das maiores potências mundiais da época, o Japão invadiu a China e a Coréia, resultando na Guerra Sino-Japonesa, e, apesar da resistência chinesa, em 1940 os Japoneses já haviam ocupado quase um quarto do território chinês.

Causas Políticas

Na esfera política, podemos também identificar três causas principais. A primeira foi a ascensão do Fascismo e do Nazismo, na Itália e na Alemanha, respectivamente. Essas doutrinas políticas tinham em comum o nacionalismo, o militarismo, o expansionismo, o racismo, o anti-comunismo (ver Comunismo) e o anti-liberalismo, e eram apoiados principalmente por membros da classe média-baixa trabalhadora que haviam perdido seus empregos e perspectivas no entre-guerras e na grande depressão. Os movimentos fascistas se espalharam pelo mundo, principalmente na década de 1930, e não só na Alemanha e na Itália. Partidos como a Cruz Flechada da Hungria, a Guarda de Ferro na Romênia, os Tohokai no Japão, e a Legião Prateada nos Estados Unidos foram todos considerados parte do movimento fascista.

A segunda causa foi a Revolução Russa de 1917, e a tomada do poder na Rússia pelos comunistas. O surgimento de um país comunista tornou palpável, sobretudo na Europa, a ameaça de uma revolução generalizada, e mobilizou movimentos de reação anti-comunistas, muitos dos quais foram integrados aos movimentos fascistas, fortalecendo-os. A terceira causa foi a redivisão da Europa após a Primeira Guerra, em teoria seguindo a doutrina da "auto-determinação dos povos", ou seja, tentando prover um estado para cada nação. Na prática, porém, a redivisão foi subordinada aos interesses de tratados entre os países vencedores, e piorou a situação de conflitos étnicos na Europa, colocando alemães sob jugo polonês, tcheco e lituano, austríacos sob jugo italiano, italianos sob jugo albanês e sérvio, e assim por diante. Essas tensões étnicas fortaleceram movimentos reacionários, que procuraram retornar as "terras ancestrais" às suas respectivas nações.

Causas Ideológicas

Na esfera ideológica, por fim, temos as idéias que formavam a base não só do fascismo, como muitos acreditam, mas do conjunto de valores de praticamente todas as nações da época. Entre essas ideologias está o racismo, uma crença na superioridade de certas raças; a eugenia, uma teoria do melhoramente da raça humana através da eliminação sistemática dos indivíduos menos desejáveis (criminosos, deficientes, pessoas com problemas congênitos) do espectro reprodutivo castrando-os; o expansionismo, uma doutrina segunda a qual as nações necessitam expandir seu território para obter mais recursos e consequentemente mais poder; o anti-semitismo, que julgava os judeus como seres inferiores e associva-os aos setores culpados pelas crises econômicas (setores bancário e especulativo) e o anti-liberalismo, que julgava falsos os preceitos do livre-mercado, e considerava a ideologia liberal a culpada pelo enfraquecimento das nações.

Seria isso?

Perguntas similares