Atente para trecho de texto a seguir:
“As artes visuais, além das formas tradicionais (pintura, escultura, desenho, gravura, arquitetura, artefato, desenho industrial), incluem outras modalidades que resultam dos avanços tecnológicos e transformações estéticas a partir da modernidade (fotografia, artes gráficas, cinema, televisão, vídeo, computação, performance). Cada uma dessas visualidades é utilizada de modo particular e em várias possibilidades de combinações entre imagens, por intermédio das quais os alunos podem expressar-se e comunicar-se entre si de diferentes maneiras”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. p. 45.
Analisando as questões relacionadas ao ensino das Artes Visuais na escola, presentes no livro-base Metodologia do Ensino de Arte, marque a alternativa correta.
A Para o ensino das Artes Visuais na escola acontecer, o trabalho de construção e produção de visualidades se restringe ao uso de papéis e lápis de cor.
B É crescente no Brasil a utilização de trabalhos coletivos em artes visuais que envolvem professores e alunos durante o ato de criação.
C A utilização de técnicas tradicionais nas aulas de Artes Visuais é desnecessária, pois os alunos já sabem desenhar e pintar.
D A contextualização histórica diverge das premissas atuais do ensino das Artes Visuais.
E As Artes Visuais, como área do conhecimento, bem como sua aceitação no processo de ensino escolar são vistas como supérfluas.
Respostas
Resposta (B) - É crescente no Brasil a utilização de trabalhos coletivos em artes visuais que envolvem professores e alunos durante o ato de criação.
Explicação:
A passos lentos, o ensino de arte no Brasil vem ganhando, aqui e acolá, novos entendimentos no universo escolar, no qual encontramos experiências significativas, trabalhos estruturados, projetos coletivos, realizados por professores envolvidos com o seu próprio desenvolvimento e com o do outro. [...] De forma geral, percebemos que o entendimento vigente é o de que arte não tem conteúdo e que basta oferecer materiais, ensinar técnicas para fazer “coisas bobinhas”. [...] A técnica tem o seu lugar de importância em qualquer atividade humana, pois está caracterizada como ordenação, regras a serem seguidas para se chegar a um fim, e ela deve ser uma das questões relevantes no processo da fatura – porém, jamais trabalhada sem a contextualização dos conteúdos artísticos. Como área de conhecimento, as artes visuais são tecidas por saber de cunho filosófico, estético, histórico, sociológico, semiótico, gestáltico, iconográfico, antropológico, etnográfico, entre outros.