• Matéria: Ed. Física
  • Autor: 1Rafael
  • Perguntado 6 anos atrás

Em dezembro de 1979 a União Soviética impôs uma intervenção militar ao Afeganistão, após uma sequência de golpes de Estado e conflitos civis. O interesse soviético no Afeganistão vinha de seu posicionamento geográfico, que dava acesso ao oceano Índico. O governo dos EUA, presidido por Jimmy Carter, exigiu a retirada das tropas soviéticas do Afeganistão, ameaçando comandar um boicote internacional aos Jogos Olímpicos de Moscou em 1980. A exigência não foi atendida e a ação política dos Estados Unidos promoveu um boicote envolvendo 61 países, prejudicando sensivelmente essa edição dos Jogos. Em retaliação ao boicote americano, a União Soviética se negou a participar da Olimpíada de Los Angeles em 1984. O boicote soviético teve menor abrangência devido a uma grande campanha do COI, que conseguiu convencer muitos países a participarem dos Jogos. O fragmento acima ilustra quais circunstâncias da instrumentação política do esporte?


a.
O uso do esporte como campo simbólico para o confronto de dois blocos políticos antagônicos, que fizeram das arenas esportivas palcos de uma batalha ideológica.

b.
A interferência de questões estratégicas militares e política na organização dos Jogos.

c.
O uso do prestígio dos Jogos para levar mensagens ideológicas ao centro do debate mundial, sem a necessidade de um embate violento direto de duas superpotências militares atômicas.

d.
A neutralidade do esporte perante atos políticos e ações de promoção de ideologias partidárias.

e.
O uso do treinamento esportivo para selecionar cidadãos mais aptos e direcioná-los a uma nova linhagem populacional por meio da seleção reprodutiva, também chamada de eugenia.

Respostas

respondido por: victorR17
4

Resposta: ALTERNATIVA A

Explicação: Durante esse período as duas potencias estavam numa batalha entre capitalismo X socialismo, a união soviética utilizou sim a olimpiada como um simbolismo do embate entre eles,

respondido por: caviglione
2

Resposta:

C

Explicação:

O uso do prestígio dos Jogos para levar mensagens ideológicas ao centro do debate mundial, sem a necessidade de um embate violento direto de duas superpotências militares atômicas.

Perguntas similares