Na escola, a reprodução é um conceito vivido cotidianamente, principalmente pela organização dos sistemas de ensino que, segundo Bourdieu e Passeron (apud Heicht, 2008), oferecem um ensino igual para todos e exigem de todos os mesmos resultados. Essa crítica dos autores está justificada corretamente na alternativa:
a)Os autores referem-se a um dos piores obstáculos dos sistemas de ensino que, ao ensinarem as mesmas coisas a todos e os avaliarem da mesma maneira, estão desconsiderando as diferenças sociais e culturais e impedindo a real democratização da educação.
b)A escola organiza-se com professores competentes e recursos pedagógicos para oferecer, de maneira democrática, as mesmas condições a todos, mas há uma vontade de aprender diferente em cada pessoa, assim, a apropriação da aprendizagem não deveria ser igual.
c)É fundamental que os sistemas ofereçam uma formação que possa ser assimilada plenamente por todos, assim, os autores advertem que a escola deve ter um projeto pedagógico de forma a atendê-lo, ou seja, todos devem adequar-se ao que está proposto pela escola.
d)A educação escolar é apenas uma parte da educação humana, assim, as classes dominantes têm um capital cultural que promove as aprendizagens, e a escola não considera esse capital, tornando as escolas muito elementares para os jovens aprendizes.
e)As escolas têm autonomia e podem exercê-la definindo os seus programas de ensino, o que acaba por caracterizar os modos de pensar das pessoas que ali trabalham, constituindo-se um habitus, por isso, a escola reproduz a sociedade e não pode romper com essa condição.
Respostas
Resposta: CORRETA LETRA a
Explicação:
Os autores criticam o distanciamento da democratização do ensino ao mostrarem que as escolas ensinam conteúdos iguais a todos os seus alunos, avaliam estes da mesma forma e esperam sempre os mesmos resultados, dessa forma, desprezam as diferenças culturais e sociais de seus alunos ao promoverem unicamente os saberes da classe dominante. Essa conduta acaba por reproduzir a sociedade de classes na qual os menos favorecidos estão à margem do sistema. Cabe ressaltar que os autores advertem que as práticas de ensino geradas são legitimadas pela escola que acredita que, ao ensinar em nível mais elevado de conhecimento, estará oferecendo a todos condições iguais para ascensão social.
Resposta:
a) Os autores referem-se a um dos piores obstáculos dos sistemas de ensino que, ao ensinarem as mesmas coisas a todos e os avaliarem da mesma maneira, estão desconsiderando as diferenças sociais e culturais e impedindo a real democratização da educação.
Explicação:
Os autores criticam o distanciamento da democratização do ensino ao mostrarem que as escolas ensinam conteúdos iguais a todos os seus alunos, avaliam estes da mesma forma e esperam sempre os mesmos resultados, dessa forma, desprezam as diferenças culturais e sociais de seus alunos ao promoverem unicamente os saberes da classe dominante. Essa conduta acaba por reproduzir a sociedade de classes na qual os menos favorecidos estão ? margem do sistema. Cabe ressaltar que os autores advertem que as práticas de ensino geradas são legitimadas pela escola que acredita que, ao ensinar em nível mais elevado de conhecimento, estará oferecendo a todos condições iguais para ascensão social.