O gráfico abaixo apresenta a curva de crescimento de uma população em função do tempo. A curva de potencial biótico (CPB) difere da curva de crescimento real (CCR) pela existência de um elemento denominado de “resistência do meio” (R), o qual reflete diferentes fatores ambientais que interferem na população.
Sobre esses fatores, pode-se afirmar, justifique sua resposta:
a.A densidade populacional não pode ser considerada como fator de resistência do meio, pois quanto mais indivíduos de uma população em uma mesma área, maior será o número de cruzamentos e, por conseguinte, de nascimentos.
b.A disponibilidade de alimentos se converte principalmente em um fator de resistência do meio quando duas espécies competem pelo mesmo recurso alimentar.
c.A relação entre predador e presa é um exemplo de fator de resistência do meio, pois uma espécie regula a proliferação da outra.
d.A relação ecológica de parasitismo não afeta a dinâmica populacional, pois seu resultado final é a coadaptação entre parasita e hospedeiro.
Respostas
- Quais fatores regulam o crescimento populacional?
Olhando apenas a curva CPB, podemos ver que o crescimento populacional tende a ser ilimitado devido à capacidade dos indivíduos de se reproduzir e gerar descendentes. No entanto, há alguns fatores que impedem esse crescimento sem fim. Eles são chamados de fatores de resistência ambiental ou fatores de resistência do meio:
- disponibilidade de espaço
- disponibilidade de alimentos
- clima
- predatismo
- parasitismo
- competição
Por causa desses fatores, o tamanho da população atinge um valor máximo permitido pelo ambiente, a capacidade limite ou capacidade de carga.
- Avaliando as afirmativas
a. A densidade populacional não pode ser considerada [...].
Falsa - Quanto maior a densidade populacional, maior a competição entre os membros do grupo por uma mesma disponibilidade de espaço e alimentos.
b. A disponibilidade de alimentos se converte principalmente [...].
Falsa - a disponibilidade de alimentos é um fator de resistência mesmo quando não há competição com outras espécies no mesmo ambiente.
c. A relação entre predador e presa é um exemplo de fator [...].
Verdadeira - Se a população de predadores cresce, faltam presas e a população de predadores diminui, o que permite que a população de presas cresça. Se a população de presas cresce, há abundância de presas e a população de predadores cresce e o ciclo se inicia novamente.
d. A relação ecológica de parasitismo não afeta a dinâmica [...].
Falsa - O parasitismo é um fator de resistência ambiental. Tomemos, por exemplo a diminuição das populações de abelhas devido ao parasitismo do ácaro varroa.
- Para saber mais
https://brainly.com.br/tarefa/8789622
A pressão ambiental envolve fatores que geram resistência no meio para o desenvolvimento de uma espécie, como é o caso do predatismo (alternativa C).
O predatismo e resistência para a espécie:
Quando a atividade de predadores impede o crescimento populacional, temos uma pressão ambiental produzindo resistência contra a sobrevivência de uma espécie, porém, é ideal que haja essa regulação para evitar a proliferação desenfreada.
É justamente pela falta de predadores que espécies exóticas podem se tornar pragas em uma região e causar diversos problemas.
Venha estudar mais sobre o predatismo em:
https://brainly.com.br/tarefa/24699086