no mito Édipo Rei, são dignos de destaque de destaque os temas do destino e do determinismo. Ambos são características do mito grego e abordam a relação entre liberdade humana e providência divina. A expressão filosófica que toma como pressuposta a tese do determinismo é:
Respostas
Expressão filosófica determinista na obra: "assim, não consideremos feliz nenhum ser humano, enquanto ele não tiver atingido - sem sofrer os golpes da fatalidade - o termo de sua vida"
Nessa passagem Édipo afirma, que os golpes da fatalidade (destino) são inerentes a vida humana e que ninguém pode ser considerado feliz, antes que eles ocorram.
O mito "Édipo rei" de Sófocles, em resumo, narra a história de personagens que tentam fugir do seguinte destino, previsto pelo oráculo: Édipo mataria seu pai e casaria com sua mãe.
Édipo era filho biológico dos reis de Tebas, Laio e Jocasta, que ficaram horrorizados com a profecia, o que fez o rei Laio mandar matar o filho recém nascido levando-o ao bosque.
No entanto, Édipo foi encontrado, adotado pelos reis de Corínto, e já na fase adulta ao consultar o oráculo e descobrir o seu destino, tenta também dele fugir, abandonando os pais adotivos.
Mas, na viagem, o destino o encontra, ele mata seu pai, Laio, e casa-se com Jocasta, sua mãe.
Aprenda mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/24740435
Resposta:
b) “Ter fé é assinar uma folha em branco e deixar que Deus nela escreva o que quiser”. Santo Agostinho.
O determinismo segue o princípio segundo o qual tudo no universo, até mesmo a vontade humana, está submetido a leis necessárias e imutáveis, de tal forma que o comportamento humano está totalmente predeterminado pela natureza, e o sentimento de liberdade não passa de uma ilusão subjetiva. Sendo correta por tanto a letra B.
Explicação:
Os temas de destaque do mito de Édipo são características do mito grego e abordam a relação entre liberdade humana e providência divina. A expressão filosófica que toma como pressuposta a tese do determinismo é:
a) “Nasci para satisfazer a grande necessidade que eu tinha de mim mesmo”. Jean-Paul Sartre
b) “Ter fé é assinar uma folha em branco e deixar que Deus nela escreva o que quiser”. Santo Agostinho.
c) “Quem não tem medo da vida também não tem medo da morte”. Arthur Schopenhauer
d) “Não me pergunte quem sou eu e não me diga para permanecer o mesmo”. Michel Foucault
e) “O homem, em seu orgulho, criou a Deus a sua imagem e semelhança”. Friedrich Nietzsche