Respostas
Resposta: Durante os próximos sete anos o progresso foi feito em melhorar a qualidade e a segurança vacinais, e um número de países tornaram-se livres da varíola; contudo a doença continuou a ser difundida.
Explicação:
Em 1958, o décimo primeiro conjunto de saúde de mundo (na proposta da URSS) aprovou uma definição para a erradicação mundial da varíola sob a égide da Organização Mundial de Saúde (WHO). Nesse ano apenas a doença ocorreu em 59 países, com muitas outras áreas que experimentam caixas importadas.
Durante os próximos sete anos o progresso foi feito em melhorar a qualidade e a segurança vacinais, e um número de países tornaram-se livres da varíola; contudo a doença continuou a ser difundida. Quando o programa intensificado da erradicação começou em 1967, havia 33 países com varíola endémico e dois mais países tornaram-se subsequentemente endémicos.
O 8 de maio de 1980, o 3ó conjunto de saúde de mundo declarou o mundo livre da varíola. Isto seguiu aproximadamente dois e uma metade dos anos depois que o último exemplo natural documentado da varíola foi diagnosticado em um trabalhador do hospital em Merca, Somália. Naquele tempo, todos os programas de vacinação rotineiros foram terminados, dado o sucesso desta realização monumental da erradicação.