1) Segundo Galileu, o “livro” do universo “está escrito em língua matemática, os caracteres são triângulos, circunferências e outras figuras geométricas”. Como você explica essa afirmação? Como essa ideia se expressa no trabalho científico de Galileu?
2) Sintetize a nova metodologia científica adotada por Galileu Galilei.
3) Qual foi a estratégia proposta por Francis Bacon para combater os erros provocados pelos ídolos? Explique cada passo.
4) Francis Bacon entendia que “saber é poder”. reflita sobre essa afirmação. Você acha que o conhecimento é fonte de poder? Pense nos vários tipos de conhecimento (político, tecnológico etc.) e nos vários meios de poder. depois reúna-se com colegas para trocar ideias e debater o tema.
Respostas
Resposta:
1)A matemática nos é apresentado como um instrumento adequado para decifrar natureza, compreender a sua organização,sim o pau ficamos restritos ao registro sensível da sucessão de formas percebidas,pelo qual não é possível estabelecer um conhecimento verdadeiro. Compreendemos melhor essa posição se a contrastarmos ao cânone da ciência então em voga, contra qual Galileu propunha uma nova abordagem, o aristotelismo.
2)Galileu tomou como nova abordagem o aristotelismo, o que segundo Aristóteles, a finalidade básica da ciência seria desvendar a constituição incense ao dos seres, procurando defini-las em termos reais. Ao abordar a realidade, reconhecia a multiplicidade dos seres percebidas pelos sentidos. Assim, tudo que vemos, pagamos, ouvimos e sentimos é aceito como elemento de realidade sensível.
3)Para combater os erros provocados pelos ídolos, Francis Bacon propôs o método indutivo de investigação,baseado não observação rigorosa dos fenômenos naturais e do cumprimento das seguintes etapas:
*Observação da natureza para coleta de informações;
*organização racional dos dados recolhidos em Periodicamente;
*formulação de explicações (hipóteses) destinada a compreensão do fenômeno estudado;
*comprovação de hipóteses formulada mediante as experimentação os repetidos em novas circunstâncias;
4)Saber é poder, pois pensar em enriquecer a vida, entendimento sobre diversos assuntos é importante, como bom entendimento somos melhores cidadães, temos em mente a diferença do certo e errado, podemos nos enriquecer em aplicar nosso conhecimentos para os menos entendedores, e assim enriquecemos a vida do próximo, sem ferir a credibilidade dos outros. Devemos saber de tudo e um pouco mais!
Segundo Galileu a matemática se apresenta como uma ferramenta que decifra a natureza ao nosso redor, ou seja, a partir da compreensão da matemática podemos estabelecer o conhecimento originário.
Galileu quando apontou seu telescópio para a Lua, observou sua semelhança em relação a Terra, onde sua superfície era vasta, áspera e irregular, cheia de cavidades profundas, e, ao provar que a Lua e os corpos celestes tinham suas imperfeições, pode provar que o pensamento aristotélico estava errado, e confirmar o pensamento de Nicolau Copérnico quanto a esfericidade da terra.
2)
Galileu aprofundou a física teorizada por Aristóteles, apresentando diversos conceitos usando os quatro elementos, comentando detalhadamente sobre cada um destes elementos, dinâmica, e seus impactos na terra, sendo atraídas entre si por forças até então não especificadas.
Aristóteles também definia que a maior parte da dinâmica dos movimentos era determinada pela natureza e características que constituíam o objeto que a move, e, quanto a gravidade, chegou a conclusão que para se alcançar um lugar específico os objetos sofreriam a ação de uma força para baixo ou para cima.
3)
Francis Bacon propôs o método indutivo de investigação que se baseava na não observação rigorosa.
Para Francis Bacon, o conhecimento é a maior forma de poder, e, partindo deste princípio, existem várias formas de poder..
O poder de persuadir, poder que pode ser utilizado como exemplo pelos políticos, que o usam para persuadir o povo sem cultura.
O poder do conhecimento específico, podemos dizer que o poder de conhecimento que você adquire com seu estudos, esse poder que é necessitado em avaliações cotidianas.
E deste modo, podemos concluir que, o conhecimento tem influência sobre o dinheiro, que tem influência direta no poder.
4)
Dentre suas sentenças podemos destacar:
- O homem é o maior inimigo do homem;
- O trabalho e a pobreza são o destino da maioria;
- A natureza é sempre maior que a teoria;
- A razão é escrava das paixões.
Hume também dialoga sobre a sensibilidade nos fenômenos decorrentes em nossas vidas, e, é importante que pessoas, geralmente crianças, que acreditam nesse personagem da fantasia, sejam entendidas pelos pais, estes, que deverão ensina-las sobre as diferenças entre o que é ou não real.
Por fim, a partir das reflexões de Hume, sobre o raciocínio causal, onde um determinado acontecimento ou fato, pode gerar outro, sendo todos os conhecimentos partem do hábito e dos costumes, bem como as aprendizagens.
Sobre o pensamento Kantiano:
https://brainly.com.br/tarefa/11728665